Reflexões acerca dos multiletramentos e gêneros discursivos na educação do campo

Autores

  • Bruna Shirley Gobi Pradella Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Maria Elena Pires Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2019.8.15.72-88

Resumo

A Educação do Campo surgiu, primeiramente em 1960, como estratégia do estado para conter o êxodo rural para a periferia das grandes cidades, mas, ao mesmo tempo, respondeu também às demandas do Movimento dos Trabalhadores Rurais, que buscavam garantir que as singularidades regionais e culturais rurais fossem contempladas. Atendendo a essas proposições, foi criado em 1965 o Colégio Estadual do Campo, que atende a alunos do ensino fundamental e médio, localizado em um distrito de Medianeira, no oeste do Paraná, cenário desse estudo. Tomando como base a análise do Projeto Político Pedagógico, o objetivo foi abordar as orientações direcionadas à Educação do Campo – respeito à diversidade do campo em seus aspectos sociais, culturais, ambientais, políticos, econômicos, de gênero, geracional e de raça e etnia – argumentando em favor de atividades voltadas para os multiletramentos, numa perspectiva dos gêneros discursivos, como possibilidade de atender a essas orientações. Como resultado, percebemos que desenvolver atividades com base nos multiletramentos com alunos da Educação do Campo se torna primordial para que sejam ampliados os saberes universais, mas também os saberes locais, contribuindo para a democratização, o acesso, a permanência e a conclusão do processo educacional desses alunos. Concluímos que, por meio de atividades multiletradas, podemos contribuir para que nossos alunos façam reflexões críticas mais profundas, valendo-se de práticas situadas de linguagem, enquanto transitam entre as mais diversas esferas sociais, com a finalidade de que se tornem autônomos na construção do conhecimento.

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Publicado

2020-10-26

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo