Avaliação nacional da alfabetização: proficiência em leitura em Alagoas

Autores

  • Viviane Caline de Souza Pinheiro Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Adriana Cavalcanti dos Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2018.7.13.34-49

Resumo

O artigo, tendo por foco o desempenho das crianças do ciclo de alfabetização no Estado de Alagoas, analisa os pressupostos epistemológicos da Avaliação Nacional de Alfabetização, com base na prescrição curricular da sua Matriz de Referência de leitura, e estabelece relação entre este documento e os resultados dos níveis de proficiências das crianças avaliadas em 2014 e em 2016, no referido Estado. Metodologicamente, realizou-se uma investigação qualitativa, cujos dados foram analisados com base na abordagem da análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006). Os resultados da investigação apontam fragilidades no processo de alfabetização, considerando que a maioria das crianças avaliadas não atingiram os níveis esperados nas habilidades de leitura nas duas edições da prova. E aponta-se, nas conclusões, à necessidade da proposição de políticas educacionais para mudanças e inovações no processo alfabetização na escola que venham a garantir o sucesso nas aprendizagens da leitura.

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Publicado

2020-10-21

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo