Avaliação de um instrumento de correção da produção escrita em Língua Portuguesa

Autores

  • Ana Paula Gonçalves Siqueira Bastos Colégio Naval (Rio de Janeiro)
  • Lúcia Regina Goulart Vilarinho Fundação Cesgranrio

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2018.7.13.145-168

Resumo

Este estudo, realizado no Colégio Naval da Marinha do Brasil, localizado na cidade de Angra dos Reis (RJ), teve por objetivo avaliar o instrumento utilizado por este estabelecimento para corrigir os textos produzidos por seus alunos na disciplina Língua Portuguesa. Para tanto, tomou como parâmetro a ficha de avaliação usada no Enem, submetida a um contraponto com a ficha de correção de textos utilizada no Colégio Naval, para responder a três questões de estudo: (a) em que medida a ficha de correção dos textos produzidos por alunos do Colégio Naval atende aos aspectos linguísticos-discursivos da Língua Portuguesa; (b) até que ponto a ficha de correção utilizada no Enem pode contribuir para o aprimoramento da ficha de correção do Colégio Naval; e (c) que mudanças se fazem necessárias à ficha de correção de textos utilizada no Colégio Naval para que possa melhor atender ao propósito de diminuir a subjetividade na atribuição de notas. Na parte metodológica foi usada a abordagem avaliativa baseada em especialistas, que congregou nove participantes, todos docentes de Língua Portuguesa do Colégio. O instrumento de avaliação, um questionário, teve como referência as cinco competências definidas na ficha do Enem. A análise das respostas levou aos seguintes resultados: os especialistas admitiram que a ficha do Colégio Naval não atende aos anseios docentes referentes à correção do texto; eles entenderam que a ficha do Enem pode contribuir para melhorar a qualidade da ficha usada no Colégio Naval; e foram feitas várias modificações na ficha do Colégio Naval.

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Publicado

2020-10-21

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo