Educação musical e as tecnologias digitais: o uso de objetos de aprendizagem e a percepção dos docentes

Autores

  • Anelise Chamorro Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
  • Raquel Rosan Christino Gitahy Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2017.6.11.17-43

Resumo

O artigo apresenta os resultados de pesquisa de mestrado, buscando compreender a utilização de objetos de aprendizagem como recursos para o ensino na educação musical. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, aplicada junto a cinco professores de educação infantil de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Foi oferecida uma oficina de 30 horas, na qual o pesquisador apresentou três objetos de aprendizagem (OA) – “Zorelha”, “Práticas Criativas na Web 2.0” e “Gen Virtual’’ – que foram manuseados pelos participantes. Em outro momento, foi realizada  entrevista, baseada em roteiro semiestruturado, a fim de identificar as concepções sobre ensino e aprendizagem musical depois do acesso e uso dos objetos de aprendizagem. O estudo permitiu compreender como os professores lidam com sua formação para o ensino de música nas escolas, e como podem utilizar tecnologias digitais nesse ambiente. Constatou-se, ainda, que os professores apresentam dificuldades em lecionar música na escola, porém, o uso de tecnologias digitais contribui para a formação das crianças e dos professores.

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Publicado

2020-10-20

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo