O tratamento das especificidades da modalidade oral da língua portuguesa no Ensino Fundamental II

Autores

  • Laís Maria Álvares Rosal Botler Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Lívia Suassuna Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2016.5.9.84-106

Resumo

No presente artigo, objetivamos, com base em  Marcuschi  (2003, 2010) e Dolz, Schneuwly e Haller (2004), entre outros autores, descrever e analisar como duas professoras do segundo segmento do ensino fundamental abordam a modalidade oral da língua em suas aulas. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com foco na maneira como as docentes tratavam as especificidades da oralidade. A análise dos dados mostrou que ambas se preocupavam em mostrar para os alunos que há formas diferentes de utilização da língua, a depender da modalidade. Além disso, suas práticas contribuíram para uma caracterização mais sólida e bem justificada da modalidade oral da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-15

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo