Modelo teórico do caderno “Folha cidades” da Folha de Londrina: ferramenta de transposição didática

Autores

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio)
  • Gabriela Martins Mafra Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2016.5.8.42-64

Resumo

Este trabalho é fruto de resultados obtidos no desenvolvimento do projeto de pesquisa “Gêneros da mídia jornalística como objetos de transposição didática externa”. O objetivo geral do artigo é apresentar parte de um modelo teóricodo Caderno Folha Cidades da Folha de Londrina, focado no mapeamento dos gêneros textuais desse Caderno. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se nos estudos do InteracionismoSociodiscusivo, tanto na vertente de análise de textos como da transposição didática de gêneros textuais. O modelo teórico aqui apresentado revela-se como um suporte para a elaboração de inúmeros materiais didáticos voltados ao ensino de gêneros do jornal, tendo, sobretudo, a Folha de Londrinacomo objeto mediador da aprendizagemda língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-15

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo