“Eu”, professora de matemática nos anos iniciais: da experiência como estudante da educação básica à atuação docente

Autores

  • Auda Maria Ferreira da Silva Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Fábio Alexandre Borges Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2016.5.8.152-170

Resumo

Apresentamos neste texto uma pesquisa que investigou a experiência de professores dos anos iniciais do ensino fundamental com a matemática, enquanto alunos ainda na educação básica, em busca de possíveis relações com sua atuação já como professor. Para isso, foram selecionadas quatro profissionais que atuam nessa etapa de escolarização. Os dados analisados e aqui apresentados provêm de uma entrevista semiestruturada, da qual extraímos unidades de significado definidas a partir de nossa entrevista. Da análise dos dados, destacamos que as professoras entrevistadas não tiveram uma boa experiência com a aprendizagem matemática em sua escolarização, bem como não encontraram na formação inicial subsídios necessários para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, o que nos leva a debater acerca de algumas limitações em sua atuação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-15

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo