O RETORNO DO OLHAR EM RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS E A PERSPECTIVA TRANSFORMADORA DE CÉLINE SCIAMMA

Auteurs

  • Mickaelle Lima Souza Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Pedro Faissol

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2022.26.1.4592

Mots-clés :

Retrato de Uma Jovem em Chamas , Céline Sciamma, Políticas do olhar, Olhar feminino, Crítica feminista

Résumé

Este artigo tem como objeto de estudo o filme Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019, dir. Céline Sciamma) e a teoria do olhar fí­lmico, firmemente proposta por Laura Mulvey em 1975 e rearticulada ao longo dos anos por diversos teóricos cinematográficos. Além da teoria de Mulvey sobre o olhar masculino, dialogaremos também com os estudos de Joey Soloway sobre o olhar feminino. O artigo conjuga análise imanente, a partir de cenas que articulam importantes trocas de olhares entre as protagonistas Marianne e Héloïse, artista e musa em coparticipação criativa na feitura de um retrato, com a análise extrafí­lmica do discurso feito por Céline Sciamma acerca do olhar no cinema. Assim, estudamos um discurso narrativo e fí­lmico que tensiona a noção de olhar masculino, apresenta o olhar feminino (ou "outro olhar" ) e estabelece o próprio olhar de Sciamma, aquele em que a mulher artista é redirecionada para o centro da narrativa como agente-sujeito ativo de sua própria imagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Mickaelle Lima Souza, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduada no Bacharelado de Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP). E-mail: mickaellelimas@gmail.com

Pedro Faissol

Docente do Curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós Graduação em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná (PPG-CINEAV/UNESPAR)

Références

BERGER, John. Ways of Seeing. 1a edição. Inglaterra: British Broadcasting Coorporation e Penguin Books, 1972.

BREY, Iris. Le Regard Féminin: Une Révolution í L"™Écran. 1a edição. França: L"™Olivier, 2020.

DE LAURETIS, Teresa. Alice Doesn"™t: Feminism, Semiotics, Cinema. 1ª edição. Inglaterra: Macmillan, 1984.

MULVEY, Laura. Prazer Visual e Cinema Narrativo. In: XAVIER, Ismail (Org.). A Experiência do Cinema: Antologia. 1ª edição. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

RETRATO de Uma Jovem em Chamas. Céline Sciamma. França: Lilies Films, 2019. 121 min.

SOLOWAY, Joey. Joey Soloway on The Female Gaze. YouTube TIFF TALKS. 2016. Disponí­vel em: https://www.youtube.com/watch?v=pnBvppooD9I&list=WL&index=18. Acesso em: 09 de agosto de 2021.

Téléchargements

Publiée

2022-07-20

Comment citer

LIMA SOUZA, M.; FAISSOL, P. O RETORNO DO OLHAR EM RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS E A PERSPECTIVA TRANSFORMADORA DE CÉLINE SCIAMMA . Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 26, n. 1, p. 388–413, 2022. DOI: 10.33871/19805071.2022.26.1.4592. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/4592. Acesso em: 19 mai. 2024.