Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A Revista Cientí­fica/FAP (ISSN 1980-5071 - Qualis A4) é um periódico eletrônico de Artes, de acesso livre, publicação semestral da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR / Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP), criada em 2006. Além do acesso gratuito, não há qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

Voltada às Artes, a Revista publica artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções, situados nas seguintes áreas: Artes Visuais; Fotografia; Artes do Ví­deo; Cinema; Dança; Artes Cênicas ou Teatro; Performance e Música.

As propostas podem se relacionar com outros campos disciplinares, a partir das mais variadas abordagens teóricas.  Trabalhos foram do campo das Artes são recusados.

 

PERIODICIDADE: semestral

 

POLÍTICA EDITORIAL

A Revista Científica / FAP tem periodicidade semestral e trabalha com duas formas de chamadas:

  1. a) Dossiê Temático, com tema e perí­odo de chamada pré definidos;
  2. b) Fluxo contí­nuo, para trabalhos que podem ser submetidos a qualquer tempo.

Os trabalhos submetidos a Dossiês Temáticos são avaliados até a publicação do Dossiê ao qual foram submetidos (ou seja, no máximo em seis meses). Excepcionalmente, caso o processo de avaliação se estenda por um período que ultrapasse a data de publicação do Dossiê, em caso de aceite do trabalho, e com anuência dos/as autores/as, o mesmo pode ser publicado na seção de Artigos de fluxo contínuo do número seguinte.

Trabalhos submetidos em fluxo contínuo são avaliados em, no máximo, seis meses, e, se aceitos, são publicados no número imediatamente posterior ao da data do aceite. Em casos excepcionais, se a avaliação se estender por mais de seis meses, autores/as são avisados/as por email.

Autoria

O periódico aceita trabalhos de autores/as Mestres/as e Doutores/as, vinculados a instituições nacionais ou internacionais, sendo que os trabalhos podem ser submetidos em português, inglês, espanhol ou francês.  Excepcionalmente, a critério dos/as editores/as e organizadores/as de Dossiês, podem ser aceitos trabalhos de Doutores/as em co-autoria com mestrandos/as.

Todos/as os/as (co) autores/as são responsáveis pelo conteúdo e devem ter participado suficientemente para constarem como autores em eventual publicação. Assim, devem ser listadas como (co) autoras aquelas pessoas que atuaram significativamente na elaboração da pesquisa, na escrita e na revisão final do texto. A orientação, por si só, não caracteriza necessariamente autoria no texto.

Outros tipos de colaboração devem ser especificados. A Revista Científica/ FAP recomenda a Contributor Role Taxonomy para créditos, que pode ser encontrada  aqui.

Caso o trabalho esteja sendo analisado por outro periódico, autores/as devem informar a Revista Científica/FAP no ato da submissão, ou a qualquer tempo que anteceda a publicação do número imediatamente posterior à data de submissão.

Autores/as são responsáveis por garantir que a gramática e a ortografia estejam corretas. Se considerada necessária durante a avaliação, será de responsabilidade dos autores providenciar a revisão profissional dos manuscritos (gramatical, ortográfica, normatização).

No caso de haver correções indicadas por avaliadores/as ou editores/as, as mesmas deverão obrigatoriamente ser realizadas por autores/as para que o trabalho seja publicado, em caso de aceite.

Autores/as declaram que o uso dos direitos autorais de imagens, sons e demais elementos no manuscrito foi devidamente creditado e autorizado, quando for o caso.

Aqui se encontram todas as diretrizes para autores/as da Revista Científica/FAP. Ao submeter um manuscrito, autores/as automaticamente declaram ciência e concordância com as normas, diretrizes e política editorial da Revista Científica/FAP.

Avaliação

Inicialmente, os trabalhos são avaliados pela Equipe Editorial da Revista. Aqueles que estiverem fora dos critérios editoriais descritos no item "˜Diretrizes para Autores" serão devolvidos a autores/as.

Os trabalhos que cumprirem o que está colocado pelas "Diretrizes para Autores" serão encaminhados a pareceristas do Conselho Científico ou consultores ad-hoc, de acordo com especificidade do trabalho submetido e a expertise do/a parecerista convidado/a para a revisão. No caso de Dossiês temáticos, organizadores/as convidados/as poderão atuar como pareceristas. A  avaliação é feita por pelo menos dois/duas  revisores/as, pelo sistema de avaliação duplo-cega, em que se mantém o sigilo de identidade entre autores/as e avaliadores/as.

O parecer contemplará critérios relativos ao conteúdo e aspectos formais. Assim, os trabalhos serão avaliados quanto aos conteúdos teórico e empí­rico, à coerência e ao domí­nio a partir da literatura cientí­fica e artí­stica. Também pela contribuição para a área especí­fica, atualidade do tema, estruturação do texto, metodologia e qualidade da redação. Havendo discordância entre indicações de dois/duas avaliadores/as, o trabalho é enviado para um/a terceiro/a parecerista. Com base nos pareceres, é tomada uma decisão editorial, que é comunicada por email a autores/as. Havendo modificações ou correções sugeridas por pareceristas, autores/as terão um prazo, determinado no mesmo email,  para reenvio do trabalho.

Processo de Avaliação por pares

A política da Revista relativa ao processo de revisão por pares indica que:

- Editores/as e revisores/as devem respeitar a independência intelectual de autores/as;

- avaliadores/as devem instruir autores/as, de modo objetivo, sobre como aprimorar o trabalho submetido para sua publicação;

- caso haja conflito de interesses, por parte de avaliadores (de natureza pessoal, acadêmica, comercial, política ou outra), os mesmos devem informar aos/às Editores/as, para que o trabalho seja encaminhado a outro/a revisor/a, garantindo a neutralidade e imparcialidade na avaliação;

- o processo de avaliação implica sigilo e deve ser tratado com confiança, envolvendo apenas editores/as e pareceristas designados/as;

- a confidencialidade dos nomes de autores/as e avaliadores/as é garantida durante o processo de revisão. A cada volume da Revista, é publicada a lista de pareceristas ad-hoc, sem que seja relacionado/a o/a parecerista ao trabalho avaliado.

-excepcionalmente, Editores/as poderão emitir pareceres.

O Formulário de Avaliação da Revista contempla os seguintes tópicos:

- O artigo se enquadra na temática/linha editorial da revista?

- Trata-se de tema atual e relevante?

- Os objetivos do artigo e sua justificativa estão bem definidos?

- A revisão de literatura reflete o estado-da-arte do conhecimento na área?

- Há consistência conceitual ou teórica do trabalho de forma adequada e bem estruturada?

- O método de pesquisa utilizado está definido e consistente com os objetivos do trabalho?

- Houve conclusão bem fundamentada na análise interpretativa correta de dados e resultados?

- Houve contribuição artí­stica/educacional/teórica para o conhecimento na área temática?

- A redação e a organização do texto, em termos de ortografia, gramática, compreensibilidade, objetividade e estrutura formal estão adequados?

- Seus comentários quanto à  forma: estrutura, linguagem e apresentação (estes comentários são acessíveis a autores/as)

- Seus comentários quanto ao conteúdo: argumentos, desenvolvimento, método e conclusões (estes comentários são acessíveis a autores/as)

- Comentários direcionados a editores/as (se houver) [tópico apenas para formulários enviados a partir de julho de 2024]

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A Revista Científica /FAP oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princí­pio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento cientí­fico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Usuários/as estão autorizados/as a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos trabalhos, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem a necessidade de obter autorização prévia do editor ou autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI: https://www.budapestopenaccessinitiative.org/boai10/portuguese-brazilian-translation/

POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS E LICENÇAS

Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional CC-BY, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.

A Revista Científica/FAP não cobra qualquer taxa, seja de processamento de artigos  ou de submissão; também não há pagamentos de qualquer natureza aos autores pelos trabalhos publicados.

 

POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL

A Revista Científica/FAP publica seu conteúdo em servidor da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. O site de acesso é https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica. Arquivos são salvos em formatos pdf no computador institucional da Revista.

A Revista utiliza o DOI como identificador digital de objetos e vincula ORCID de autores que o disponibilizam, além de distribuir os trabalhos aos bancos de dados parceiros.

 

POLÍTICA DE DIVERSIDADE, EQUIDADE e IGUALDADE e ACESSIBILIDADE

A Revista Científica/FAP é comprometida com a promoção da equidade e inclusão, perante as desigualdades de gênero, raça e sociais, historicamente construídas, e perante as dificuldades de acesso de pessoas com deficiências. Buscamos estratégias que priorizem a diversidade em termos de gênero, etnia, origem geográfica, classe social, faixa etária e afiliações institucionais tanto na Equipe Editorial, Conselhos da Revista e pareceristas convidados/as, quanto nas publicações realizadas, promovendo a disseminação de pesquisas de e sobre mulheres (cis e trans), pessoas LGBTQIA+, pessoas de diferentes etnias e povos originários e pessoas de diferentes faixas etárias. Buscamos, por meio destas estratégias, a promoção de maior representatividade na comunidade acadêmica e científica, bem como a disseminação e intercâmbio de conhecimentos atualizados acerca destas temáticas. Reconhecendo as dificuldades enfrentadas por diferentes indivíduos e comunidades, a Revista Científica/FAP compromete-se em oferecer apoio personalizado sempre que necessário, visando a atuação por um mundo mais justo, inclusivo e igualitário.

 

HISTÓRICO DO PERIÓDICO

Criada em 2006, pelas professoras Margie Rauen e Mônica de Souza Lopes, a Revista Científica/FAP vem, desde então, fomentando a difusão de artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções no campo das Artes,  nas suas mais variadas formas de análise disciplinar, contribuindo para o  intercâmbio entre pesquisadores/as de diversas instituições de pesquisa e ensino nacionais e internacionais. A Revista vem publicando números com diversas temáticas na área das Artes, organizados por seções ou Dossiês temáticos, além dos trabalhos que são submetidos em fluxo contínuo.

Atuaram como editores/as da Revista Científica/FAP os/as professores/as

Dra. Margie Rauen (2006-2009, v. 1 a 4)

Ms. Monica de Souza Lopes (2006-2009, v. 1 a 4)

Dra. Luciana Barone (2010-2011, v. 5 a 8 e 2022-..., v. 26 ao atual)

Dr. Artur Freitas (2010, v. 5 e 6)

Dr. Luiz Antonio Zahdi Salgado (2011-2012, v. 8 e 9)

Dra. Zeloí Martins dos Santos (2014-2015, v. 10 a 12)

Dra. Noemi Nascimento Ansay (2015-2016, v. 13 a 15)

Dra. Cristiane do Rocio Wosniak (2017-2021, v. 16 a 25)

Dr. Francisco Gaspar Neto (2022-2023, v. 26 a 29) 

Dr. Anderson Bogéa (2024, v. 30)

 

Atuaram como organizadoras/es de Dossiês ou Editores/as convidados/as:

Dr. Alvaro Borges (2014, v.10)

Dra. Fabiana Dultra Britto e Dra. Marila Velloso (2014, v.11)

Dr. Eduardo Tulio Baggio e Dr. Rafael Tassi Teixeira (2015, v. 12)

Dra. Marila Vellozo, Dra. Adriana A. Paes, Dra. Silvia M Geraldi (2015, v.13)

Dra. Guaraci Martins, Ma. Roberta Ninin e Dra. Sonia Vasconcellos (2016, v. 14 e 15)

Dra. Renata Tavares (2016, v. 16)

Dra. Rosemeri Rocha da Silva (2017, v. 17)

Dra Beatriz Avila Vasconcelos e Dra. Juslaine Abreu Nogueira (2018, v.18)

Dr. Luiz Antonio Zahdi Salgado, Ma. Gisele Onuki, (2018, v.19)

Dra. Daniela Pedroso Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêa, Dra. Rosemeire Odahara Graça (2019, v.20)

Dra. Cristiane Wosniak, Dr. Giancarlo Martins (2019, v.2 1)

Dra Salete Machado Sirino e Dra. Solange Straube Stecz (2020, v. 22)

Dr. André Sarturi, Dra. Holly Elizabeth Cravell e Dra. Milene Lopes Duenha (2020, v. 23)

Dr. Francisco Gaspar Neto e Dra. Luciana Barone (2021, v. 24)

Dr. Robson Rosseto, Dra. Sonia Tramujas Vasconcelos (2021, v. 25)

Dr. Marcos Henrique Camargo e Dra. Solange Straub Stecz (2022, v. 26)

Dra. Andréa Sério, Dr. Lucas de Almeida Pinheiro (2022, v. 27)

Dra. Cristiane Wosniak, Dr. Anderson Bogéa, Ma. Izis Tomass (2023, v.28)

Dra. Stela Fischer, Dra. Verônica Fabrini, Dra. Juslaine Abereu Nogueira e Dra. Lúcia Helena Martins (2023, v. 29)

Dr. Alexandre Rafael Garcia, Dr. Álvaro Zeini Cruz e Ms. Juliana Rodrigues Pereira (2024,  v. 30).