Sobre a Revista

A Revista Cientí­fica/FAP (ISSN 1980-5071 - Qualis A4) é um periódico eletrônico de Artes, de acesso livre. Publicação semestral da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR / Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP) que foi criada em 2006. A Revista tem por objetivo divulgar artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções de autores/as Mestres ou Doutores, com trabalhos situados na área de Artes, compreendendo: Artes Visuais; Fotografia; Artes do Ví­deo; Cinema; Dança; Artes Cênicas ou Teatro; Performance; Música. As propostas podem se relacionar com outros campos disciplinares, a partir das mais variadas abordagens teóricas. 

Os/as autores podem ter vínculos com instituições nacionais ou internacionais e a Revista aceita trabalhos escritos em português, inglês, espanhol ou francês.

Indexada no DOAJ, no Latindex (internacional),  no Sumários (nacional), no Portal de Periódicos da CAPES, no Minguilim e no Portal ISSN,  a  Revista trabalha com sistema de chamadas por Dossiê (com temas e períodos de chamadas pré definidos)  ou por fluxo contínuo.

Anúncios

CHAMADA DE TRABALHOS - REVISTA CIENTÍFICA/FAP ONLINE (ISSN 1980-5071) Dossiê: Inteligência Artificial e as Artes

2025-09-05

Está aberta a chamada para a submissão de trabalhos à Revista Científica/FAP, vol. 34 no. 1 (jan-jul/2026). O periódico, online, voltado ao campo das Artes (contemplando Artes Visuais; Fotografia; Artes do Ví­deo; Cinema; Dança; Artes Cênicas ou Teatro; Performance e Música), é uma publicação semestral do campus de Curitiba II (Faculdade de Artes do Paraná) da UNESPAR, e tem por objetivo divulgar artigos, resenhas, ensaios, entrevistas e traduções produzidas por Doutores/as e Mestres/as. Além do Fluxo Contínuo (trabalhos nas áreas das Artes, sem delimitação temática), a Revista receberá trabalhos para o Dossiê Temático “Inteligência Artificial e as Artes”, organizado pelos/as professores/as André Mintz (UFMG), José Cláudio Castanheira(UFF), Luiza Carolina dos Santos(UTFPR) e  Marcio Telles (Unespar). 

Saiba mais sobre CHAMADA DE TRABALHOS - REVISTA CIENTÍFICA/FAP ONLINE (ISSN 1980-5071) Dossiê: Inteligência Artificial e as Artes

Edição Atual

v. 32 n. 1 (2025): Direção de fotografia em audiovisualidades latino-americanas
					Visualizar v. 32 n. 1 (2025): Direção de fotografia em audiovisualidades latino-americanas
Publicado: 2025-07-01

Edição completa

Dossiê Temático

  • Apresentação Dossiê

    Andréa C. Scansani, Antoine d'Artemare, Marina Cavalcanti Tedesco, Rogério Luiz Oliveira .
  • O ensino de direção de fotografia nos cursos de Cinema e Audiovisual das IES públicas do Nordeste

    Aline de Caldas Costa dos Santos, Matheus Andrade
    9-33
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10170
  • "Como se pode ver" Caminhada da Seca e rituais audiovisuais de Valdecy Alves

    Daniel Macêdo
    34-59
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10229
  • Distinções e encontros entre as materialidades da fotografia e da arte no audiovisual caso “Ainda estou aqui” (2024, Walter Salles)

    Patrícia Azambuja
    60-89
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10293
  • Metáforas da memória: A atração na cinematografia de "A cor do seu destino"

    Tiago Mendes Alvarez
    90-112
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10296
  • Encenação, cinematografia e expressão no documentário "Santiago"

    Bertrand de Souza Lira
    114-132
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10255
  • Direção de fotografia em telenovelas contemporâneas traços estilísticos nos trabalhos de Alexandre Fructuoso

    Marina Cavalcanti Tedesco
    133-160
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10285
  • "Onisciente" e a dialética entre logos e pathos uma análise estética e narrativa no episódio piloto

    Caroline Fogaça
    161-183
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10292
  • Dimensões cristãs da luz em "Quando eu era vivo" (2014) estratégias e sentidos cristãos das luzes e das trevas no cinema de terror latino-americano

    Antoine Nicolas Gonod d Artemare
    184-210
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10295
  • A cinematografia de "A Casa" presença, atmosfera e Stimmung

    Paulo Souza dos Santos Júnior
    211-230
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10288
  • Corpo e luz em "Ganga Zumba" entre visibilidade e apagamento

    Rafael Eiras
    232-257
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10176
  • A Plasticidade em "Enigmas no rolê" (2024). paisagens internas e emaranhados

    felipe bomfim
    258-276
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10252
  • Nostalgia de la luz... ou quando os olhos tocam a dor

    Rogério Luiz Silva de Oliveira
    277-302
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10268
  • Usos de la fotografía en el documental de testimonio militante em Mexico

    Juan Michel Quesada Sánchez, Áurea Itzel Paredes Páramo
    303-322
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10294
  • Fragmentos de um cinema interrompido a inventividade destemida de Carlos Saguier na constituição do cinema paraguaio

    Andréa C. Scansani
    323-344
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10307

Entrevistas

  • Guapo’y (2022) y la ética de la imagen una conversación con Delfina Margulis Darriba

    Andréa Scansani, Luz Mariana Blet
    346-364
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10865
  • Entrevista com Hugo Colace "Nosotros éramos un poco los brujos de la tribu"

    Clara Beatriz Kriger
    365-376
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10267
  • "A luz que não se vê" entrevista ao Diretor de Fotografia Rui Poças

    Raquel Rato
    377-395
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10277

Fluxo Contínuo

  • A arte digital em redes coloniais reflexões críticas sobre o colonialismo digital e suas dinâmicas globais

    Victor Tuon Murari
    397-417
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10276
  • O som na mise en scène do documentário El árbol negro (2018) memória, território e resistência Qom

    Raquel Salama Martins, José Francisco Serafim
    418-444
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10102
  • Contextos políticos e teledramaturgia brasileira campo do sintoma

    Aline Vaz, Sandra Fischer
    445-466
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10144
  • "Medo e delírio em Las Vegas" entre recriação e transtextualidade uma viagem do papel ao filme

    Gabriel Correia
    467-485
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.9971
  • Esteriótipos femininos no cinema de ficção científica holywoodiano a representação da cientista mulher no filme "Gravidade"

    Erika Mac Knight
    486-506
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.9516
  • O homem, o sonho e a terra comentários sobre os desenhos da série "O Homem Permanecido"

    Luiz Rodolfo Annes
    507-520
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10404
  • A memória da cor e da forma a arte geométrica e suas temporalidades

    Jean Marcel Belmonte
    521-541
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10310
Ver Todas as Edições