MOTHER-ARTIST

reflections on autobiography and motherhood in the contemporary theater scene

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2023.29.2.8040

Keywords:

autobiography; motherhood; feminisms; theater; performance.

Abstract

In this article I propose to investigate the links between motherhood, autobiography and the contemporary theater scene, from the works Stabat Mater, by Janaina Leite and Mãe ou Eu também não gozei, by Letícia Bassit. I reflect on the place occupied by the mother from a feminist perspective, analyzing the dialogue between the scene and the aesthetic and political dimensions of this condition, considering the intersectional features and the plurality of subjectivities that characterize motherhood. Along the way, I also present an original artistic work named Pátria-mãe, with the intention of experimenting with the concepts and procedures explored in this research.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mariela Lamberti de Abreu, UNESP

Mariela Lamberti é artista e pesquisadora na área de criação artística de mulheres, com experiência teatral em atuação, direção e dramaturgia. 

Doutora pelo Instituto de Artes da UNESP com pesquisa sobre autobiografias teatrais femininas, mestre em Artes Cênicas pela ECA - USP, e graduada em Psicologia pela UEM. 

Atualmente participa do Núcleo de Pesquisa do Grupo XIX de Teatro, com direção de Juliana Sanches; e do Coletivo Impermanente, com direção de Marcelo Varzea.

Lucia Regina Vieira Romano, unesp

[1] Bacharel em Teoria do Teatro pela ECA / USP, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC / SP e Doutora pela ECA-USP, tem experiência nas áreas de Artes Cênicas, com ênfase em interpretação teatral, performance, corporeidade, performatividade de gênero, teatro feminista e processos criativos. Docente do Instituto de Artes da Unesp, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. Co-coordenadora do Grupo de Pesquisa Mulheres da Cena da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, e Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Poéticas da Atuação" do CNPq. Editora da revista acadêmica ‘Rebento’, e colaboradora das revistas ‘Urdimento’, ‘Arts Research Journal’, ‘Sala Preta’ e ‘Alberto’, entre outras. Autora dos livros 'Teatro do Corpo Manifesto: Teatro Físico' (Ed. Perspectiva, 2005) e 'De quem é esse corpo: A performatividade do gênero feminino no teatro contemporâneo’ (Ed. Unesp, 2017), além de capítulos de livros. Atriz fundadora dos grupos teatrais Barca de Dionisos e Teatro da Vertigem, atua hoje na Cia Livre de Teatro (São Paulo / Brasil).

References

BARAITSER, Lisa. Maternal Encounters: The Ethics of Interruption. New York: Routledge, 2009.

BASSIT, Letícia. Mãe ou Eu também não gozei. São Paulo: Editora Patuá, 2019.

BERTE, Odailso Sinvaldo. O processo criativo como espaço-fronteiriço matricial. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, v.2, n.38, Florianópolis, p.1-32, 2020.

BORGES, Clarissa Monteiro. O parto nas artes visuais: uma abordagem histórica e feminista do nascimento e da maternidade. 318 f. Tese (Doutorado em História) -Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2464

DIÉGUEZ, Ileana. Desmontagem Cênica. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014. Trad. José Raphael Brito dos Santos; Gilberto dos Santos Martins. DOI: 10.14393/RR-v1n1a2014-01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/27217 . Acesso em: 14 fev. 2023.

EBC. (Empresa Brasil de Comunicação). Mulheres trabalham 7,5 horas a mais que homens devido à dupla jornada. 2017. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-03/mulheres-trabalham-75-horasmais-que-homens-devido-dupla-jornada . Acesso em 23/05/2023.

FERNANDES, SILVIA. Atos de profanação. Revista Sala Preta v.20 no.1, p.185 – 197, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/170782 . Acesso em 15/02/2022

IACONELLI, Vera. Maternidade e Erotismo Na Modernidade: Assepsia do Impensável na Cena de Parto. Revista Percurso, no 34, São Paulo, 2005. Disponível em: https://institutogerar.com.br/wpcontent/uploads/2017/02/maternidade-e-erotismo-na-contemporaneidade.pdf. Acesso em 17/02/2022.

KRISTEVA, Julia. Stabat Mater. In: KRISTEVA, Julia. Histórias de amor. Tradução: Leda Tenório da Motta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. p. 269-295

LEITE, Janaina. Feminino abjeto. Revista Aspas, [S.L.], v. 8, n. 1, p. 210-240, 25 out. 2018. Universidade de Sao Paulo. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v8i1p210-240 . Disponível em: https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/75493/148197 . Acesso em: 18 nov. 2021.

RAGO, Margareth. Do cabaré ao lar. São Paulo: Paz & terra, 2014.

ROMANO, Lucia Regina Vieira. De Quem É Esse Corpo? a performatividade de gênero feminino no teatro contemporâneo. 2009. 659 f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

SALLES, Cecilia Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2007.

SANTOS, José Raphael Brito dos. Desmontagem Cênica: reflexão sobre o processo ético e estético do artista-docente. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014. DOI: 10.14393/RR-v1n1a2014- 14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/27153. Acesso em: 17 fev. 2023.

Published

2023-12-13

How to Cite

LAMBERTI DE ABREU, M.; VIEIRA ROMANO, L. R. MOTHER-ARTIST: reflections on autobiography and motherhood in the contemporary theater scene. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 29, n. 2, p. 309–336, 2023. DOI: 10.33871/19805071.2023.29.2.8040. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/8040. Acesso em: 12 may. 2024.