Sobre guarda-chuvas em tempos de ventania: a educação/arte/terapia somática diante de uma epistemologia sistêmica do corpo que dança.

Autores

  • ANDREA LUCIA SERIO BERTOLDI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR - campus de Curitiba II-
  • CINTHIA KUNIFAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR - campus de Curitiba II

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2015.13.1.809

Resumo

Resumo: neste artigo discutimos a crescente utilização de práticas somáticas em diferentes áreas de conhecimento como um espaço de interface com o corpo que dança, a partir da aproximação de princí­pios que fundamentam estas práticas com aspectos cientí­ficos, tecnológicos e sociais propostos pela Teoria Geral dos Sistemas. Nossa hipótese é que esta zona permeável de aproximação desestabiliza fronteiras de áreas de conhecimento e produz subsí­dios importantes em direção a uma epistemologia sistêmica de corpo.

Palavras-chave: Corpo, Dança, Educação Somática, Sistemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANDREA LUCIA SERIO BERTOLDI, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR - campus de Curitiba II-

Professora Dra. do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança ePesquisadora do Grupo de Pesquisa em Dançada UNESPAR -Campus de Curitiba II- Centro de Artes, Colegiado de Dança.

Graduada em Dança e Fisioterapia pela PUCPR, Mestre e Doutora em Comportamento Motor pela UFPR. Experiência em Dança e Neurociências.

CINTHIA KUNIFAS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR - campus de Curitiba II

Professora Dra. do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança ePesquisadora do Grupo de Pesquisa em Dançada UNESPAR -Campus de Curitiba II- Centro de Artes, Colegiado de Dança.

Publicado

2015-12-01

Como Citar

SERIO BERTOLDI, A. L.; KUNIFAS, C. Sobre guarda-chuvas em tempos de ventania: a educação/arte/terapia somática diante de uma epistemologia sistêmica do corpo que dança. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.33871/19805071.2015.13.1.809. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/809. Acesso em: 23 abr. 2024.