BAIANASYSTEM:

ANTROPOFAGIA É AQUI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7643

Palavras-chave:

crítica de arte, antropofagia, corporalidade, música popular

Resumo

O artigo realiza uma leitura crítica da proposta artística do grupo musical BaianaSystem por meio do conceito de antropofagia, cunhado por Oswald de Andrade no final da década de 1920 e resgatado pelo Movimento Tropicalista em 1968. Analisando a atuação do grupo desde o seu surgimento em 2009, o texto defende que ela efetiva a premissa fundadora da antropofagia de um modo que nem o movimento Antropófago, nem o Tropicalista conseguiram, tendo como foco a corporalidade constituinte das apresentações e criações do grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Belisário, UEMG

Laura Belisário é pesquisadora e artista visual. Tem formação em Filosofia pela UFMG e possui mestrado em Artes pela UEMG. Tem desenvolvido trabalhos tanto visuais quanto teóricos partindo de seus principais interesses: poesia, culturas populares e diaspóricas e memória. Como trabalho de conclusão de curso, na Filosofia, desenvolveu importante referência nos estudos da linguagem e desconstrução em relação à Poesia Neoconcreta. Já seu mestrado aborda a Antropofagia como modo criativo brasileiro até então mais evidente na produção de cultura popular para além de seus "fundadores", elegendo o grupo audiovisual BaianaSystem como uma das expressões atuais do fazer antropófago. Suas produções em Artes Visuais brincam com o imaginário do que seria o Outro, com sua memória e natureza, experimentando diferentes recursos visuais dentro do desenho, bordado, colagem e aquarela. E-mail: laura.belisarioc@gmail.com

Rachel Cecília de Oliveira, UFMG

Rachel Cecília de Oliveira é professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e do Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG. Participou da diretoria da Associação Brasileira de Estética ? ABRE ? por dois mandatos e foi professora visitante na Université Paris I - Pantheon-Sorbonne. Atualmente é editora chefe da Revista Pós doPPGArtes UFMG e líder do grupo Experiências Descoloniais. Trabalha a pluralidade da arte contemporânea nas interseções entre filosofia, teoria, história e crítica das artes. Além disso, atua como crítica e curadora. 

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

BELISÁRIO, L.; OLIVEIRA, R. C. de . BAIANASYSTEM: : ANTROPOFAGIA É AQUI. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 28, n. 1, p. 33–53, 2023. DOI: 10.33871/19805071.2023.28.1.7643. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/7643. Acesso em: 2 maio. 2024.