O TRABALHO DO ATOR E EMOÇÕES

UM DIÁLOGO ENTRE NEUROCIÊNCIA DAS EMOÇÕES E MEMÓRIA DAS EMOÇÕES DE STANISLAVSKI

Autores

  • Ronald Rosa Universidade Federal do Tocantins
  • Bárbara Tavares Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7113

Palavras-chave:

Ator, Neurociência, Emoções, Corpo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar por meio do diálogo da neurociência das emoções e o conceito de memória das emoções de Constantin Stanislavski (1863 – 1938), a importância das emoções humanas no trabalho de ator/atriz sobre em processos de criação cênica. Também faz parte desta pesquisa a exploração do conceito imagem mental que possui correspondente no campo da neurociência e das artes cênicas, assim como, a reflexão do corpo como potência de criação artística, sendo a emoção uma reação a estímulos ambientais ou cognitivos que podem contribuir significativamente para processos criativos. Para fomentar o diálogo entre teatro e neurociências é apresentado o percurso histórico em que a arte se relaciona com as ciências médicas, pelo viés da filosofia ocidental, partindo de Aristóteles na história antiga e culminando nos escritos do escritor e neurocientista português Antônio Damásio (1994) sobre o processo neurofisiológico e a interpretação das emoções humanas. Realiza-se um estudo sobre as contribuições da neurociência das emoções para o trabalho de ator/atriz na composição artística orgânica.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

ROSA, R.; TAVARES DOS SANTOS , B. . O TRABALHO DO ATOR E EMOÇÕES: UM DIÁLOGO ENTRE NEUROCIÊNCIA DAS EMOÇÕES E MEMÓRIA DAS EMOÇÕES DE STANISLAVSKI. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 28, n. 1, p. 181–208, 2023. DOI: 10.33871/19805071.2023.28.1.7113. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/7113. Acesso em: 1 maio. 2024.