PERFORMANCE, ESCOLA E SUSTENTABILIDADE: UM BREVE VOO PANORAMICO SOBRE A TRAJETÓRIA DE UM ARTISTA-DOCENTE

Autores

  • Francisco de Paulo D'Avila Junior Universidade Católica de Brasí­lia

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão com base na trajetória de um artista-docente, pensando como suas pesquisas e práticas artí­sticas se transformam em abordagens metodológicas no ensino de arte na escola. Para tanto, é realizado um breve voo panorâmico sobre sua produção, percebendo não só as influências do fazer artí­stico sobre as experiências pedagógicas, mas também as problemáticas que envolvem as proposições de um professor que traz sua bagagem artí­stica para um contexto formal de ensino. O tema ambiental permeia as práticas performáticas que serão relatadas, e para contribuir nesta reflexão será apresentada uma breve discussão trazendo para o debate os conceitos de Transpedagogia de Pablo Helguera e de Ecosofia de Félix Guattari.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Paulo D'Avila Junior, Universidade Católica de Brasí­lia

Professor de Artes da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Brasí­lia (UCB). Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Pelotas/BR com mobilidade acadêmica no curso Estudos Artí­sticos da UC (Portugal).

Referências

GUATTARI, Félix. As Três Ecologias. Campinas: Papirus, 2012.

ICLE, Gilberto. Para apresentar a Performance a Educação. Revista & Realidade, Porto Alegre, n. 35, p. 11-22, maio-agosto 2010.

HELGUERA, Pablo. Pedagogia no campo expandido. Org. Pablo Helguera e Mônica Hoff: tradução de Camila Pasquetti, Camila Schenkel, Carina Alvarez, Gabriela Petit, Francesco Settineri, Martin Heuser e Nick Rands. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2011.

Downloads

Publicado

2021-11-04

Edição

Seção

Eixo 1- Dossiê Temático