ENSINAR E APRENDER A ENSINAR CINEMA BRASILEIRO, EIS A QUESTÃO!

Autores

  • Salete Machado Sirino UNESPAR/CAMPUS DE CURITIBA II

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2020.22.1.3313

Resumo

Este texto se caracteriza como um memorial sobre as duas edições do Curso de Extensão Cinema Brasileiro na Escola, realizadas em parceria entre a Universidade Estadual do Paraná/Campus de Curitiba II – Unespar/FAP e a APP-Sindicato – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná. Este texto se caracteriza como um espaço para o compartilhamento de vozes de participantes tanto da primeira edição, realizada em 2018, vinculada à disciplina optativa Cinema e Educação, do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, quanto da segunda edição, realizada em 2019, vinculada, também, à disciplina eletiva Cinema Brasileiro: da criação à difusão, do Programa de Pós-Graduação em Artes – Mestrado Profissional, ambos os cursos ofertados pela Unespar/FAP. No contexto de ensino e de aprendizagem sobre o Cinema Brasileiro, fizeram parte dos objetivos didáticos das mencionadas disciplinas, a realização do Curso de Extensão Cinema Brasileiro na Escola, no auditório da sede estadual da APP-Sindicato, em Curitiba, envolvendo o tripé ensino-pesquisa-extensão universitária, de modo a propiciar reflexões sobre as possibilidades de práticas da Lei 13.006/2014 – também conhecida como Cinema Brasileiro na Escola –, que acrescenta o § 8º ao art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salete Machado Sirino, UNESPAR/CAMPUS DE CURITIBA II

Doutora e Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Especialista em Cinema e Ví­deo pela Faculdade de Artes do Paraná, graduada em Letras, pela Universidade Paranaense. Na Universidade Estadual do Paraná/Campus de Curitiba II – UNESPAR/FAP: diretora geral do campus e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes – Mestrado Profissional; docente do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual; foi diretora do Centro de Artes nas gestões 2014/2016 e 2016/2018; integra o Grupo de Pesquisa Cinema e Educação, no qual coordena a Linha de Pesquisa Cinema Brasileiro: da criação í  difusão.

Referências

BELLONI, Maria Luiza. O que é mí­dia-educação. São Paulo: Editora Autores Associados, 2001.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Contraponto, 2002.

DIAS, Acir D.; SIRINO, Salete P. M. Cinema Brasileiro e Educação. Cascavel: Unioeste, 2018,

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. RJ, Paz e Terra, 2016

FRESQUET, Adriana (Organização). Cinema e Educação a lei 13.006: Reflexões, perspectivas e propostas. Universo Produção. 2014.

SIRINO, Salete Paulina Machado. Cinema Brasileiro: o Cinema Nacional produzido a partir da Literatura Brasileira e uma reflexão sobre suas possibilidades educativas. Dissertação de Mestrado. UEPG: Ponta Grossa, 2004.

SIRINO, Salete Paulina Machado; PINHEIRO, Fábio Luciano Francener (Organizadores). Cinema Brasileiro na Escola: pra começo de conversa. Curitiba: UNESPAR, 2014.

SIRINO, Salete Paulina Machado Sirino. Cinema e Educação: pensando em uma proposta de ensino para o Cinema Brasileiro. In: Revista ECOS. Literaturas e Linguí­sticas. Cáceres: UNEMAT Editora, 2013.

Downloads

Publicado

2020-05-22

Como Citar

SIRINO, S. M. ENSINAR E APRENDER A ENSINAR CINEMA BRASILEIRO, EIS A QUESTÃO!. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 22, n. 1, 2020. DOI: 10.33871/19805071.2020.22.1.3313. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/3313. Acesso em: 26 abr. 2024.