AS ARTES VISUAIS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS: OLHARES SOBRE A PRODUÇÃO ARTÍSTICA NESSE CONTEXTO

Autores

  • Eunice Andrade de Oliveira Menezes Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Suely Andrade de Oliveira Silva Universidade Estadual do Ceará-UECE

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2018.18.1.1968

Resumo

O estudo tem os objetivos precí­puos de: conhecer práticas pedagógicas que contornam a produção artí­stica de bebês e crianças pequenas e dialogar acerca da ligação entre formação docente e postura profissional em Artes Visuais. Como principais aportes teóricos, traz Iavelberg (2003;2008) e Fusari;Ferraz (1993) quanto ao ensino de Artes na escola; o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil-RCNEI (BRASIL,1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2016), na perspectiva das Artes Visuais como formas de possibilitar às crianças oportunidades de expressão e linguagens; bem como a Abordagem Triangular de Ensino da Arte (BARBOSA, 2007) como ação questionadora na formação de professores. Como metodologia adotou-se a abordagem qualitativa com dados obtidos através de um questionário aplicado a 10 professoras atuantes em creches e pré-escolas de dois municí­pios cearenses. O material analisado resultou em algumas recomendações para professores de Educação Infantil no que concerne a práticas docentes para o trabalho com Artes Visuais. A primeira diz respeito ao indiscutí­vel imperativo de superação das carências geradas pela formação inicial, o que implica seu entendimento como um continuum. A segunda refere-se a necessidade de visitas, pelo professor/pela professora, a espaços culturais, como museu, teatro, cinema, pinacoteca, dentre outros lócus educativos não formais, porém, altamente favoráveis à formação e à ampliação cultural do professor/ da professora infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eunice Andrade de Oliveira Menezes, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Pedagoga, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Integra o Programa Observatório da Educação (OBEDUC) na execução do Projeto número 20667, intitulado Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID; (CAPES/MEC). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Autobiográficas-GEPAS, na Universidade Estadual do Ceará-UVA. Tem experiência na área da educação, atuando, sobretudo, na formação de professores.

Suely Andrade de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Professora de Lí­ngua Portuguesa e de Literatura, formada pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Atua também como redatora, revisora e analista de textos diversos, especialmente, de textos acadêmicos e literários. Escreve sob diferentes gêneros literários, em sua maioria, crônicas, contos e poesias dentre as quais algumas figuram em coletâneas virtuais de diferentes organizadores.

Referências

BARBOSA. A. M. Educação estética e a constituição do sujeito: Reflexões em curso. Florianópolis: NUP/CED/UFESC, 2007.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 Ltda, 2016.

BONDíA, Jorge Larrosa. Notas sobrea a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPED; Campinas: Autores Associados, n 19, p. 20-28, jan/abr. 2002.

BOGDAN, R. & BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Sara dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Formação Pessoal e Social. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasí­lia: MEC/SEF, 3 v, 1998. Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 15 jun. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasí­lia: MEC, 2016. Disponí­vel em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 23 out. 2017.

CARVALHO, Elisa Muniz Baretto de; ALMEIDA, Célia Maria de Castro. A proposta triangular para o ensino de arte: concepções e práticas de estudantes-professores/as.2007. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Uberaba, Goiânia, 2007.

FUSARI, Maria F. R. e FERRAZ, Maria Heloisa C. de T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1993 - 2ª reimpressão.

IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte; sala de aula e formação de professores. Porto Alegre; Artemed, 2003.

_______. Interações entre a arte das crianças e a produção de arte adulta. 17° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas Panorama da Pesquisa em Artes Visuais – 19 a 23 de agosto de 2008 – Florianópolis. Disponí­vel em: http://www.anpap.org.br/anais/2008/artigos/129.pdf. Acesso em: 28 out. 2017.

Downloads

Publicado

2018-07-20

Como Citar

DE OLIVEIRA MENEZES, E. A.; SILVA, S. A. de O. AS ARTES VISUAIS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS: OLHARES SOBRE A PRODUÇÃO ARTÍSTICA NESSE CONTEXTO. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 18, n. 1, 2018. DOI: 10.33871/19805071.2018.18.1.1968. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1968. Acesso em: 29 mar. 2024.