Paisagens da crise e identidades de abandono no cinema brasileiro contemporâneo

Autores

  • Rafael Tassi Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2015.12.1.1422

Resumo

O artigo pretende analisar a construção das narrativas cinematográficas em filmes brasileiros realizados entre 1995 e 2014, abordando-os no âmbito das relações entre os processos de mobilidade transnacional e a percepção das subjetividades em contextos de partida e recepção dos coletivos de brasileiros in between. A problemática central são as interpretações dos sujeitos migratórios em situação de trânsito (expectativas de partida, integração, topicalizações, retorno) e seus desenvolvimentos na cinematografia nacional mais recente. O objetivo é pensar, por intermédio de distintas "˜consciências' fí­lmicas de partida, o conceito de identidade de abandono e os sucessivos de paisagens da crise em alguns filmes brasileiros do perí­odo indicado. Paralelamente, o trabalho tenta problematizar a questão contemporânea dos fluxos migratórios e os deslocamentos humanos verificáveis nas paisagens fí­lmicas, enfocando a mencionada cinematografia para pensá-la junto à percepção social do fenômeno da mobilidade latino-americana na atualidade.

Palavras-chave: análise de discursos cinematográficos; cinema, migração, identidades diaspóricas e topicalizações.

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Biografia do Autor

Rafael Tassi Teixeira

Doutor em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (2004). Vice-Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da UTP/PR e Professor Adjunto da UNESPAR\FAP (Sociologia da Arte e Estudos Culturais).

Publicado

2015-06-01

Como Citar

TASSI TEIXEIRA, R. Paisagens da crise e identidades de abandono no cinema brasileiro contemporâneo. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 12, n. 1, 2015. DOI: 10.33871/19805071.2015.12.1.1422. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1422. Acesso em: 29 mar. 2024.