Reflexões analí­ticas sobre a paratextualidade fí­lmica: exercí­cios extra-campo e extra-texto documental

Autores

  • Cristiane Wosniak Unespar

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2015.12.1.1416

Resumo

Este artigo se propõe a refletir e a analisar o filme documental "Pina" (2011) de Wim Wenders, sob a perspectiva da paratextualidade – segunda categoria de transtextualidade – proposta por Gérard Genette em sua obra "Palimpsestes: la littérature au second degré" (1982), aplicada ao cinema por meio do recorte de Robert Stam em "Introdução à Teoria do Cinema" (2003), evidenciando-se as intermí­dias do trailer oficial do texto fí­lmico e o design das capas de DVD, CD e pôster cinematográfico.

Palavras-chave: Cinema. Documentário. Dança. Paratextualidade. Reflexão.

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Biografia do Autor

Cristiane Wosniak, Unespar

Doutora em Comunicação e Linguagens – linha de pesquisa: Estudos de Cinema e Audiovisual – pela Universidade Tuiuti do Paraná. Mestra pelo mesmo Programa – linha de pesquisa: Cibermí­dia e Meios Digitais. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná – campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná. Coreógrafa da Téssera Companhia de Dança da Universidade Federal do Paraná. Membro do GP CINECRIARE (Cinema - Criação e Reflexão) da UNESPAR/FAP/CNPq e GRUDES (Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais) da UTP/CNPq.

Publicado

2015-06-01

Como Citar

WOSNIAK, C. Reflexões analí­ticas sobre a paratextualidade fí­lmica: exercí­cios extra-campo e extra-texto documental. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 12, n. 1, 2015. DOI: 10.33871/19805071.2015.12.1.1416. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1416. Acesso em: 24 abr. 2024.