Da etnoficção segundo Jean Rouch: contribuições do processo criativo do cineasta para o pensamento e a prática do documentário

Autores

  • Sandra Straccialano Coelho

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2015.12.1.1411

Resumo

Ao longo de pouco mais de meio século de atividades vinculadas, sobretudo ao campo da antropologia, Jean Rouch produziu uma obra não apenas extensa como difí­cil de ser classificada, com filmes cuja circulação quase sempre se viu restrita aos festivais de filmes etnográficos, mas que se tornou especialmente reconhecida a partir de um pequeno conjunto de tí­tulos caracterizado, em sua maioria, sob a etiqueta da etnoficção. Termo cunhado provavelmente no seio da crí­tica cinematográfica (Sjöberg 2009), a etnoficção tem sido apropriada por diferentes autores dedicados ao estudo da filmografia rouchiana, funcionando como uma espécie de categoria intuitiva para designar todos os filmes do cineasta que se julga não caberem muito bem seja sob a rubrica do "filme etnográfico" seja sob a do "filme de ficção" . Segundo a posição a ser defendida nesse artigo ela reflete a posição igualmente ambí­gua que foi ocupada por Jean Rouch no campo do cinema, a qual permitiu ao cineasta tensionar os limites da prática documentária em um contexto favorável à constituição de seu nome como um paradigma. A despeito da pouca discussão teórica sobre sua especificidade, essa produção etnoficcional coloca, ainda hoje, problemas latentes para a prática e reflexão sobre o cinema documentário.

Palavras-chave: Cinema documentário. Etnoficção. Autoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Straccialano Coelho

Pós-doutoranda na Universidade Aberta de Lisboa, Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora do Laboratório de Análise Fí­lmica (LAF/UFBA) e investigadora associada ao Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais da Universidade Aberta de Lisboa.

Publicado

2015-06-01

Como Citar

STRACCIALANO COELHO, S. Da etnoficção segundo Jean Rouch: contribuições do processo criativo do cineasta para o pensamento e a prática do documentário. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 12, n. 1, 2015. DOI: 10.33871/19805071.2015.12.1.1411. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1411. Acesso em: 20 abr. 2024.