Formação de espectadores jovens e adultos: a recepção teatral no programa educativo SESC Arte-educação – transformando plateias.

Autores

  • Martha Lemos de Moraes Universidade de Brasí­lia

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2016.15.2.1154

Resumo

Esta pesquisa investiga sobre a recepção teatral na perspectiva do gestor cultural, a partir de análises e intervenções nas ações culturais propostas pelo programa educativo "SESC Arte-educação: transformando plateias" , realizado no Teatro SESC Paulo Autran em Taguatinga-DF, com estudantes jovens e adultos. Pretende provocar o saber-sensí­vel dos espectadores escolares pela experiência estética e busca como objetivo geral ampliar o acesso fí­sico e linguí­stico dos espectadores às diversas manifestações teatrais, contribuindo para a formação de espectadores frequentadores e fruidores. Como objetivos especí­ficos visa compreender os fenômenos da recepção teatral; diagnosticar as problemáticas estruturais e conceituais presentes nas diferentes fases de desenvolvimento do programa analisado; interferir nas ações culturais realizadas, através de intervenções mediadoras entre espetáculo e espectador; reformular as ações culturais oferecidas pelo programa e articular novas parcerias para a efetivação de um trabalho colaborativo. Assim, norteia-se pelas perguntas: como formar espectadores a partir de um programa educativo em teatro que atue para além da facilitação de acesso fí­sico do espectador à obra? Como contribuir para que ocorra a experiência estética do estudante jovem e adulto na recepção teatral? Este estudo estabelece um diálogo interdisciplinar entre autores como Flávio Desgranges, Jacques Rancière, Maria Lúcia Pupo, Beatriz Medeiros, Michel Maffesoli, Teixeira Coelho, Paulo Freire, John Dewey, Larrosa Bondia e outros, transitando pelos campos da arte, da educação, da filosofia, da polí­tica, da comunicação e da antropologia, a fim de compreender as lacunas entre a produção e a recepção. Reflete sobre a relação entre sujeito- obra de arte, a experiência e os efeitos nos espectadores em diferentes estéticas teatrais. Discute sobre o sujeito contemporâneo e a sociedade, na busca por compreender o espectador de teatro na atualidade. Por se tratar de uma pesquisa-ação, descreve, analisa e reformula as vivências promovidas por este programa no perí­odo de abril de 2012 a abril de 2013. Envolveu os participantes por meio de observação, entrevistas semiestruturadas individuais e coletivas, diário de itinerância, registros audiovisuais, questionários e análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a articulação entre as diversas ações culturais educativas (incluindo o fazer teatral) e em especial a mediação teatral pré e pós-espetáculos contribuem para a formação de espectadores emancipados, disponí­veis para a experiência estética, para o saber-sensí­vel, capazes de interpretar, criticamente, as estéticas da vida e do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Lemos de Moraes, Universidade de Brasí­lia

Professora substituta no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasí­lia - UnB; supervisora do PIBID Teatro; doutoranda em Pedagogia do Teatro pela Escola de Comunicação em Artes da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

DE MORAES, M. L. Formação de espectadores jovens e adultos: a recepção teatral no programa educativo SESC Arte-educação – transformando plateias. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 15, n. 2, 2016. DOI: 10.33871/19805071.2016.15.2.1154. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1154. Acesso em: 20 abr. 2024.