Rasgos no cotidiano escolar: conversas sobre Teatro e Experiência Estética

Autores

  • Renata Patrícia Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2016.15.2.1119

Resumo

No presente artigo trago algumas especulações acerca do Teatro como experiência estética no cotidiano escolar. Tal discussão me instiga, por considerar o espaço da escola um lugar potente para a criação artí­stica de alunos e professores. O conceito de experiência estética que utilizo para conduzir essa discussão tem como referência o filósofo norte-americano John Dewey. Para tratar o Teatro como experiência estética no cotidiano escolar, fundamento-me, primeiramente, no jogo que se estabelece neste ambiente, a fim de potencializar a importância das relações com o espaço e com aqueles que o habitam na realização das criações artí­sticas. Outras referências contribuem na discussão da atuação do professor de Teatro na escola, buscando um diálogo entre as ações que acontecem nesse cotidiano e suas aproximações com a estética do Teatro Contemporâneo. No intento de contribuir com a discussão e prática do Teatro na escola, compartilho duas experiências realizadas por estagiárias do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins. Portanto, ao me debruçar sobre esse assunto, especulo, lanço pistas, questionamentos acerca desse Teatro que acontece no espaço escolar como experiência estética para aqueles que fazem e apreciam, a fim de colocar em evidência a potencialidade deste lugar para a criação teatral, visto que a partir de sua ocupação como espaço público, compartilhado por todos, lugar de encontro, as possibilidades de ultrapassá-lo, fazendo com que ele se abra para a cidade ganham força e acontecem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Patrícia Silva, Universidade Federal do Tocantins

Professora Assistente Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins. Doutoranda em Artes pela Universidade Estadual de São Paulo. Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora na área da Pedagogia do Teatro, com investigações acerca do fazer teatral no espaço da escola.

Currí­culo Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4208937U9

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

SILVA, R. P. Rasgos no cotidiano escolar: conversas sobre Teatro e Experiência Estética. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 15, n. 2, 2016. DOI: 10.33871/19805071.2016.15.2.1119. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1119. Acesso em: 29 mar. 2024.