ENTRE A GESTÃO E A FOME: UM ESTUDO DE CASO DO RESTAURANTE POPULAR NO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ

Autores

  • Anna Paula de Araújo Bornancin Universidade Federal do Paraná
  • Denyan Mariano Pinto

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2018.1.1.3277

Palavras-chave:

Alimentação, Consumidor, Litoral do Paraná.

Resumo

A partir da aceleração da urbanização no Brasil, um novo contexto surgiu nos aspectos de vida da população, a partir da inversão dos fluxos populacionais quando os grandes centros urbanos passaram a ter mais habitantes que a zona rural, o acesso a alimentos se tornou mais dificultado especialmente as pessoas de menor poder aquisitivo. O governo brasileiro implantou um programa de restaurantes populares com vias a mitigar a fome. Apesar da relevância dos restaurantes populares, até o momento poucos estudos foram realizados sobre o tema no que se refere ao atendimento prestados por esses estabelecimentos. Neste contexto realizou-se pesquisa exploratória descritiva entre julho e setembro de 2016, com entrevistas presenciais junto a 64 consumidores que frequentavam diariamente o restaurante popular do municí­pio de Paranaguá. O estudo revelou que o consumidor do restaurante popular no litoral do Paraná era frequentado de forma igualitária entre os gêneros que estavam em idade economicamente ativa, sendo na totalidade pessoas de baixa renda financeira. O estudo observou que a medida que o ní­vel de escolaridade e renda é fator relevante entre os consumidores, sendo que a medida que se eleva a escolaridade e a renda diminui a frequência deste consumidor no restaurante popular. Os principais fatores de que influencia no processo de decisão de consumo no restaurante popular são o baixo preço, seguido da qualidade do alimento servido. As principais implicações observadas na pesquisa de campo e que são considerados como negativas pelos consumidores foram o pequeno tamanho do restaurante, e em especial a pequena quantidade de comida servida e sendo que estes fatores necessitam de melhorias pela gestão do restaurante popular para ampliar o ní­vel de satisfação do consumidor.

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Biografia do Autor

Anna Paula de Araújo Bornancin, Universidade Federal do Paraná

Mestrado pela Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2018-11-30

Edição

Seção

Artigos