INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS PRIMÁRIOS PARA PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Carlos Leopoldo Ferreida
  • Loise Cristina Schwarzbach
  • Vando Cesar Ribeiro Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2018.1.1.3275

Palavras-chave:

Pesquisa de campo, Pesquisa empí­rica, analise de dados, pesquisa em TCC.

Resumo

A coleta de dados, apesar de ser uma fase da pesquisa de campo, deve ser planejada cuidadosamente, pois é o que permitirá o embasamento necessário para obter os resultados de uma pesquisa. Toda pesquisa tende a satisfazer a necessidade de se obter informações sobre algo que se deseja descobrir. Desta forma, o objetivo deste artigo é discorrer sobre os métodos mais comuns e utilizados para coleta de dados e definir, por meio de pesquisa qualitativa, qual o método mais adequado e que melhor atenderá aos objetivos propostos em TCC. A definição da metodologia é fundamental para que a pesquisa seja confiável e para que os dados coletados tenham credibilidade como contribuição acadêmica para outros autores que possam a vir utilizá-los. A coleta de dados está inserida na metodologia de uma pesquisa de campo, e pode ser realizada através de "Observação" , "Entrevista" e "Questionário" . Como o trabalho de conclusão de curso desenvolvido pelos autores acadêmicos refere-se a uma pesquisa quantitativa que pretende levantar o grau de satisfação dos clientes dos sites de compras coletivas (empresas parceiras e consumidores finais), concluiu-se que o instrumento mais eficiente para a coleta de dados desta pesquisa é o questionário, que é o que melhor coleta dados estatí­sticos segundo os autores presentes no referencial teórico apresentado neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; DA SILVA, Roberto. Metodologia Cientí­fica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

FELIPINI, Dailton. Compra Coletiva: um guia para o comprador, o comerciante e o empreendedor. Rio de Janeiro: Brasport, 2011.

MARCONI, M. de Andrade; LAKATOS, E. Maria. Técnicas de Pesquisa . 7 ed. São Paulo: Atlas S.A, 2011.

MARCONI, M. de Andrade; LAKATOS, E. Maria. Metodologia do Trabalho Cientí­fico. 6 ed. São Paulo: Atlas S.A, 2001.

ROESCH, Sylvia M. A.; Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e estudos de caso. Colaboração: Grace V. Becker, Maria I. de Mello. 2° Ed. São Paulo: Atlas,1999.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Edição

Seção

Artigos