Tempo e narrativa: a interpretação de textos autobiográficos de professoras pela via da hermenêutica filosófica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2023.15.36.10-28

Palavras-chave:

Hermenêutica, Narrativas autobiográficas, Formação docente

Resumo

A partir de narrativas autobiográficas de professoras de Biologia, construídas em um dispositivo de pesquisa-formação, apresentamos um exercício interpretativo, tendo como fio condutor a relação entre tempo e narrativa, proposta por Paul Ricoeur (2010). Na análise, entendemos que os acontecimentos apresentados ocorrem em tempos distintos, pois alguns já aconteceram (passado) e outros são apenas esperados (futuro), desdobrando-se no triplo presente: passado, que contém imagens-vestígios das professoras; o do presente, das histórias de vida, partilha e edição no grupo, alcançando compreensões relacionadas à formação inicial; e o do futuro, que carrega imagens-sinais de projetos pessoais e profissionais.

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Publicado

2023-10-09

Edição

Seção

Dossiê: Abordagens biográficas e narrativas em formação, pesquisa e intervenção