A constituição do professor universitário do curso de Direito: uma análise de narrativas de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2023.15.36.114-126

Palavras-chave:

Entrevista narrativa, Formação docente, Relações dialógicas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar de que forma o profissional, com Bacharel em Direito, assume o papel professor do Ensino Superior sem ter uma formação pedagógica durante a graduação e a pós-graduação. Para essa discussão, pautamo-nos na perspectiva histórico-cultural que discute sobre o desenvolvimento humano, a partir dos signos e das relações sociais, na perspectiva enunciativo-discursiva, que leva em consideração o caráter dialógico da linguagem e as considerações de seus envolvidos. Para tanto, apresentamos a análise de uma das entrevistas realizadas com professores bacharéis do Curso de Direito de uma instituição privada do interior de São Paulo, a partir da qual verificamos que o profissional vai se tornando professor, validando-se em exemplos de outros colegas de profissão e nas vivências – de aluno e de ensino – em sala de aula, uma vez que o trabalho de formação continuada no Ensino Superior ainda é um cenário bastante distante.

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Publicado

2023-10-09

Edição

Seção

Dossiê: Abordagens biográficas e narrativas em formação, pesquisa e intervenção