O estágio supervisionado a partir da abordagem autobiográfica: um estudo com histórias de vida de professores e a formação docente

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DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.37.7893

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Histórias de vida de professores, Abordagem autobiográfica

Resumo

Este artigo apresenta algumas contribuições da abordagem autobiográfica para a formação inicial de professores. A experiência aqui contatada é a da elaboração e execução da disciplina Estágio Supervisionado I da primeira turma do curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do ABC. Partindo de uma metodologia centrada na vida de professores, os estagiários entraram nas escolas de educação básica com o propósito de entender por que os professores ensinam o que ensinam. Essa experiência foi baseada, sobretudo, nos estudos de Goodson (2020), Bueno, Catani e Sousa (1998) e Nóvoa (1995). O artigo discute como a abordagem das histórias de vida contribuiu para a formação docente e para um melhor conhecimento do cotidiano escolar, principalmente, da prática do professor. A abordagem autobiográfica foi utilizada como caminho metodológico para a realização do estágio supervisionado, entendido como vivência e pesquisa de forma indissociável.

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Publicado

2024-01-17

Edição

Seção

Dossiê: Abordagens biográficas e narrativas em formação, pesquisa e intervenção