Aulas remotas na percepção de docentes universitários: relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2023.15.36.224-236

Palavras-chave:

Aula virtual, Professores universitários, Pandemia de Covid-19, Ensino-aprendizagem

Resumo

Com a pandemia da Covid-19, as universidades precisaram se adaptar para dar sequência à formação acadêmica. A pesquisa oportunizou avaliar as aulas remotas, na percepção de docentes universitários, pautados em: facilidades e dificuldades, relação professor/aluno e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado com 51 professores em setembro de 2020. Assim os resultados apontam como facilidades: a interação por meio de novas tecnologias, home office e a possibilidade de assistir novamente às aulas. Como dificuldades foram apresentadas: a falta de atenção dos alunos e a baixa participação nas aulas. Os docentes consideraram a qualidade das aulas como “boa”, porém houve prejuízo na relação entre professor e aluno. Por fim, ao avaliar o processo de ensino-aprendizagem, constatou-se que não ocorreu da mesma forma como nas aulas presenciais, contudo as mudanças da nova modalidade, a remota, mostrou ser possível o reinventar em tempos de crise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede: Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. Covid 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar, v. 2, n. 1, p. 1-11, 2020.

BERRY, Barnett. Teaching, learning, and caring in the post-COVID era. Phi Delta Kappan, v. 102, n. 1, p. 14-17, 2020.

BEUREN, Ilse Maria et al. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. Belo Horizonte: Atlas, 2006.

BRASIL. Portaria n. 345, de 19 de março de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, v. 158, n. 54-D, p. 1, 19 mar. 2020a.

BRASIL. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Ministério da Educação. 28 abr. 2020b. Disponível em: https://bit.ly/3PxrKMl. Acesso em: 11 set. 2023.

BRONZONI, Fabiane Silva da Fonseca et al. Ensino remoto: desafios a ultrapassar em tempos de pandemia. Disciplinarum Scientia: Ciências Humanas, v. 21, n. 2, p. 95-105, 2020.

CATANANTE, Flávia; CAMPOS, Rogério; LOIOLA, Iraneia. Aulas on-line durante a pandemia: condições de acesso asseguram a participação do aluno? Revista Educ@ção Científica, v. 4, n. 8, p. 977-988, 2020.

CHURKIN, Ody Marcos. Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 times. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 2, p. 3.178-3.196, 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

HAUBRICH, Deise Bitencourt; FROEHLICH, Cristiane. Benefícios e desafios do home office em empresas de tecnologia da informação. Revista Gestão & Conexões, v. 9, n. 1, p. 167-184, 2020.

HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review. 27 mar. 2020. Disponível em: https://bit.ly/45IHzWq. Acesso em: 06 set. 2023.

JOYE, Cassandra Ribeiro; MOREIRA, Marília Maia; ROCHA, Sinara Socorro Duarte. Educação a distância ou atividade educacional remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e521974299, 2020.

KRONBAUER, Artur Henrique. Um desenho metodológico para engajar e motivar os alunos nas aulas remotas na pandemia do Covid-19. Interfaces Científicas: Educação, v. 8, n. 3, p. 611-626, 2020.

MALAFAIA, Schutz Carvalho Bernardes et al. Relação entre estilo de vida e desempenho acadêmico. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 32, p. 1-10, 2019.

MARCONDES, Luciana Nogueirol Lobo; DEGÁSPERI, Allan. Afetividade como instrumento no EaD. Paidei@, v. 6, n. 10, p. 1-17, 2014.

MARTINS, Ronei Ximenes. A Covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. EmRede: Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020.

OLIVEIRA, Murilo Alvarenga; CARREIRO, Eduardo de Lima Pinto. O novo normal da educação, quando o virtual não é fictício. Revista Lagos, v. 11, n. 1, p. 1-3, 2020.

ONU. Sobre o nosso trabalho para alcanças os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Organização das Nações Unidas. 2023. Disponível em: https://bit.ly/3P6e8q6. Acesso em: 06 set. 2023.

PROGETTI, Claudia Bianchi. Avaliação de eficiência do uso de Tecnologia da Informação e Comunicação para suporte à Educação a Distância. 173f. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. São Paulo, 2020.

RAPOSO, Mírian; MACIEL, Diva Albuquerque. As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 21, n. 3, p. 309-317, 2005.

RÉGNIER, Jean-Claude. A auto-avaliação na prática pedagógica. Revista Diálogo Educacional, v. 3, n. 6, p. 53-68, maio/ago. 2022.

REIS, Mari Aurora Favero et al. Metodologias ativas e teoria da mediação cognitiva: propostas para ensino presencial e remoto. Mafra: EdUnC, 2021.

RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; PISCHETOLA, Magda. A inovação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no ensino superior. ETD: Educação Temática Digital, v. 23, n. 1, p. 64-81, 2021.

ROSA, Rosane Teresinha Nascimento da. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus – o covid-19. Revista Científica Schola, v. 6, n. 1, p. 2-5, 2020.

SALATINO, Vialana Ester; MORÉS, Andréia. Demandas da avaliação da aprendizagem na Educação a Distância na perspectiva da Educação Superior. Revista Teias, v. 21, n. esp., p. 88-100, 2020.

SILVA, Gilberto Ferreira da; MEINHARDT, Moana. Interdisciplinaridade no ensino de graduação: a implantação dos bacharelados interdisciplinares nas universidades públicas brasileiras. Revista Conhecimento Online, v. 10, n. 2, p. 3-24, jul./dez. 2018.

VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti et al. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e843998153, 2020.

VERCELLI, Ligia de Carvalho Abões. Aulas remotas em tempos de covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação. Revista @mbienteeducação, v. 13, n. 2, p. 47-60, 2020.

WIGGINTON, Nicholas et al. Moving academic research forward during COVID-19. Science, v. 368, n. 6.496, p. 1.190–1.192, 2020.

Downloads

Publicado

2023-10-09