Aulas remotas na percepção de docentes universitários: relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2023.15.36.224-236Palavras-chave:
Aula virtual, Professores universitários, Pandemia de Covid-19, Ensino-aprendizagemResumo
Com a pandemia da Covid-19, as universidades precisaram se adaptar para dar sequência à formação acadêmica. A pesquisa oportunizou avaliar as aulas remotas, na percepção de docentes universitários, pautados em: facilidades e dificuldades, relação professor/aluno e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado com 51 professores em setembro de 2020. Assim os resultados apontam como facilidades: a interação por meio de novas tecnologias, home office e a possibilidade de assistir novamente às aulas. Como dificuldades foram apresentadas: a falta de atenção dos alunos e a baixa participação nas aulas. Os docentes consideraram a qualidade das aulas como “boa”, porém houve prejuízo na relação entre professor e aluno. Por fim, ao avaliar o processo de ensino-aprendizagem, constatou-se que não ocorreu da mesma forma como nas aulas presenciais, contudo as mudanças da nova modalidade, a remota, mostrou ser possível o reinventar em tempos de crise.
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