Universidade face às questões ambientais: reflexividade e formação de novos profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2020.12.27.78-93

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Educação Superior, Formação profissional, Interdisciplinaridade

Resumo

A universidade é ponto de convergência e motor privilegiado de aspectos do desenvolvimento cultural, social e econômico de uma nação. As emergências e problematicas socioambientais complexas colocam para esse espaço desafios para uma reestruturação curricular e de práticas de ensino interdisciplinares capazes de formar novos profissionais com habilidades de pensamento complexo e analítico para lidar melhor com a multicausalidade dessas questões. Nesse artigo discute-se o papel da universidade perante esse cenário, por meio da argumentação da inexorabilidade das questões socioambientais contemporâneas, e apontando possíveis caminhos de transformação em diálogo com a ciência pós-normal e ciência cidadã de modo interdisciplinar.

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Publicado

2020-12-14