Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSCar): percursos e desafios
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2020.12.26.25-42Palavras-chave:
Internacionalização, Programas de Pós-Graduação, Políticas de ensino de línguas, Inclusão socialResumo
O objetivo é analisar o percurso e os desafios encontrados no processo internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entendendo-o como intrínseco à globalização. Tratou-se de uma análise documental, realizada pela Comissão de Internacionalização do próprio Programa, com base nas propostas do Plano Estratégico de Internacionalização desta Universidade e em documentos produzidos pela Comissão no biênio 2018-2019. Os principais desafios encontrados referem-se à necessidade de fortalecimento de políticas de ensino de línguas estrangeiras e à escassez de recursos financeiros e de pessoal, além da necessidade de se conciliar internacionalização e inclusão social.
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