Escolarização da sexualidade: (re)memórias da formação docente da rede municipal de ensino de Goiânia/GO (1990 a 2000)
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v10i19.458Palavras-chave:
Formação Docente, sexualidade, memória, resistênciaResumo
Este artigo descreve o processo de formação docente em Educação Sexual da rede municipal de ensino de Goiânia (1990 a 2000), a partir das (re)memórias das/o profissionais, e analisa os efeitos produzidos no contexto escolar. Para isso, foram realizados levantamentos e análises da produção de materiais didático-pedagógicos produzidos e grupo focal. As análises mostram que os investimentos para tratar o tema no processo de formação docente, visavam “sanear” os corpos escolares, por meio da prescrição de uma sexualidade “saudável”. Mostram também que essa lógica biologicista possibilitou investimentos pessoais e parcerias que produziram outros saberes sobre o corpo, ecoando na resistência de vozes atuantes em seus espaços de trabalho.
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Copyright (c) 2018 Aline da Silva Nicolino, Maria José do Nascimento, Paulo Cesar Soares de Oliveira, Patrícia Fernandes Oliveira
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