Concepções das professoras do atendimento educacional especializado com foco em crianças dos centros de educação infantil

Autores

  • Aliciene Fusca Machado Cordeiro
  • Daiana Rabock Steiner

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v10i19.549

Palavras-chave:

Atendimento educacional especializado, educação infantil, educação especial, infância, concepções docentes.

Resumo

Este artigo teve como principal objetivo discutir a concepção de professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atuam na Educação Infantil sobre infância, aprendizagem e desenvolvimento e como essas concepções relacionam-se com o seu trabalho no AEE. Para a coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada com cinco professoras do AEE, usando a análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Utilizaram-se para a fundamentação teórica os seguintes autores: Sarmento e Pinto (1997), Tebet (2013), Baptista (2013), entre outros. Por meio da análise dos relatos percebeu-se uma urgência em reconhecer a infância como um processo histórico e cultural e a necessidade de superação de uma visão patológica da deficiência.

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Publicado

2018-02-09