Jogos e resolução de problemas na formação continuada e em aulas de matemática do 1º ano do ensino fundamental

Autores

  • Sandra Alves de Oliveira
  • Júlia Caroline de Araújo Almeida
  • Vanessa Aparecida Colus
  • Cármen Lúcia Brancaglion Passos

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v9i17.319

Resumo

Este texto apresenta e discute saberes e aprendizagens presentes no processo de formação continuada com um grupo de 16 professores dos anos iniciais, participantes da Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) durante o primeiro semestre de 2011, ao estudarem e utilizarem jogos e a metodologia da resolução de problemas nas aulas de matemática. Os professores participantes e seus estudantes tiveram oportunidade de vivenciar em grupos os momentos de jogos e da resolução de problemas, e de refletir sobre a aplicação dessa prática pedagógica nas aulas de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo concluiu que é necessário oferecer, ao professor que ensina matemática, oportunidade de participar de projetos de formação matemática que contribuam com a sua formação e prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-09

Edição

Seção

Artigos