Letramento digital através de criação de jogos eletrônicos: ensaio comparativo sobre dois contextos escolares

Autores

  • Dulce Márcia Cruz
  • Rafael Marques de Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v5i8.189

Resumo

O objetivo da pesquisa descrita aqui é o de buscar colaborar no letramento digital das crianças e dos professores das escolas envolvidas no projeto. Para que haja letramento digital é preciso haver apropriação de habilidades para que o indivíduo participe de práticas sociais que envolvem diferentes linguagens e formas de se comunicar, expressar sentimentos, idéias e experiências nos ambientes virtuais. A metodologia de pesquisa é feita através de oficinas de criação de games nas escolas. Neste artigo descrevemos e analisamos os resultados de oficinas de produção de jogos eletrônicos em duas escolas de contextos diferentes. Concluímos que as diferenças de letramento digital se originam tanto pelo repertório sociocultural e familiaridade com as mídias digitais, como nas predisposições dos atores e suas diferentes condições materiais.

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Publicado

2017-05-09

Edição

Seção

Artigos