É possível formar bons professores nos cursos de Pedagogia?

Autores

  • Ana Maria Falsarella

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v3i5.80

Resumo

A educação escolar pública brasileira apresenta problemas crônicos, de difícil e demorada solução. Não faltam debates sobre eles, nem a indicação de culpados. Análises fragmentadas e reducionistas sobre a baixa efetividade da educação têm apontado, sucessivamente, fatores como o descaso dos governos, currículos mal elaborados e desatualizados, o descompromisso dos professores e a falta de participação das famílias. Entrando no século XXI, a crítica mais contundente se localiza na má formação dos professores, cuja culpa caberia às universidades, mormente as grandes universidades comerciais privadas, que suprem a demanda de formação superior – conforme exigência da LDB – da maior parte do professores. O que debatemos neste texto é que, mais uma vez, é feita uma análise parcial dos problemas da educação escolar brasileira e, como tal, não levará a soluções efetivas.

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Publicado

2017-01-26

Edição

Seção

Artigos