As interfaces de um romance policial na pós-modernidade: o caso de Bufo & Spallanzani, de Rubem Fonseca (1985)

Autores

  • Priscila Costa Domingues
  • Maria Lídia Lichtscheidl Maretti

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v2i3.44

Resumo

Ao elaborar Bufo & Spallanzani (1985), Rubem Fonseca escreve uma narrativa que segue os preceitos do romance policial tradicional, com um crime que acontece antes de o relato começar e um detetive honesto que quer descobrir o culpado. Mas ele rompe com estes preceitos logo em seguida: o escritor discute ao mesmo tempo como se faz um romance policial e as suas principais características. Assim, o autor constrói um texto para “todos” os leitores: o da literatura de massa que está interessado na história do crime, e o da literatura culta que está interessado no que está por trás da história, no caráter metalinguístico da obra. Esses elementos colaboram para que se considere Bufo & Spallanzani uma referência do romance policial pós-moderno já que, não sendo somente um livro policial, ele também é um romance policial, no contexto literário da pósmodernidade.

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Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos