Golpes de facão

a rabeca e as formas do fogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8238

Palavras-chave:

Improvisação, Música Experimental, Nelson da Rabeca, Gordon Mumma, Henry Flynt

Resumo

Este ensaio decorre de uma experiência de prática artística e consequente reflexão teórica, a partir do encontro e uso de um instrumento produzido por Nelson da Rabeca para improvisação livre. Para entender um pouco como se daria uma perspectiva que encara a prática popular como tendo um potencial experimental e improvisatório em si, de uma profundidade formal latente, comparamos diferentes visões sobre a relação entre a vanguarda e o popular que se desenvolveram no cenário cultural da vanguarda pós-Cage nos Estados Unidos, a partir de dois ensaios produzidos por artistas: “Witchcraft, Cybersonis and Folcloric Virtuosity” de Gordon Mumma e trechos de “The Meaning of my Avant-garde Hillibilly and Blues Musc” de Henry Flynt, a serem lidos de igual para igual frente ao objeto-pensamento que é a rabeca de Seu Nelson. Ao final, também traremos a discussão alguns elementos trazidos por Derek Bailey acerca do papel do instrumento-enquanto-aliado na improvisação, e dos potenciais do chamado “não-idiomático” como uma expressão de um impulso-desejo criativo que permeia tanto a improvisação como “fazer com próprias mãos” da cultura popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Trochmann, UFF/ Programa de doutorado Estudos Conteporâneos das Artes

Formado em Bacharelado e licenciatura em Artes Visuais pela UNICAMP em 2012. Em 2018 defendeu a tese “Drone, rock, revolução: teoria crítica e prática crítica a partir de Henry Flynt” no programa de mestrado em Linguagem, Mídia e Artes da PUC-Campinas sob orientação da Prof. Dra. Luísa Paraguai Donati. Atualmente cursa o programa de doutorado em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense, sob orientação do Prof. Dr. Tato Taborda, onde aprofunda sua pesquisa acerca de improvisação, drone e a prática a partir do pensamento de artistas como Tony Conrad, Milford Graves e Min Tanaka.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Trochmann, B. (2023). Golpes de facão: a rabeca e as formas do fogo. O Mosaico, 17(2), 112–134. https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8238

Edição

Seção

Dossiê Improvisação e a linha da vida