Improvisação em camadas

as abordagens somáticas construindo a preparação corporal voltada para o dançarino-improvisador em contextos urbanos

Autores

  • Luciana Bortoletto UNINTER
  • Robson Lourenço Universidade Anhembi Morumbi
  • Valéria Cano Bravi Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8015

Palavras-chave:

Dança, Improvisação, Preparação corporal, Educação Somática, Criação

Resumo

Este artigo reflete e discute a preparação corporal para improvisação em dança a partir de dois processos contextos urbanos. Embasado no pensamento de Hubert Godard (2010) e Steve Paxton (2022)  apresenta as  abordagens somáticas como um dos caminhos para a preparação corporal do dançarino-improvisador em tais contextos através do trabalho da artista Luciana Bortoletto, ao detalhar e refletir sobre procedimentos desenvolvidos por Bortoletto na oficina ministrada no encontro “ I Temporal”, em Uberlândia/2012, dentro da Universidade Federal da cidade. Relaciona o evento da cidade mineira com a criação artística “Pequena dança para crescer nos vãos”, do … Avoa! Núcleo Artístico, em São Paulo/2014-5, cuja criação profissional em dança foi realizada na cidade através da Lei de Fomento à Dança. Apresenta como a preparação corporal influenciou nas escolhas poéticas voltadas para atuação dos intérpretes-improvisadores na capital paulistana. Compara e discute ambos os contextos a partir da pré-para-ação do corpo, que constitui uma série de procedimentos que sensibilizam, estimulam, processam e operam ações preliminares preparativas, que dão vida e sentido poético à dança, principalmente nas improvisações em dança refletidas neste artigo e realizadas em contextos urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Bortoletto, UNINTER

Luciana Bortoletto é artista da dança, pesquisadora e educadora do movimento. Diretora do ...AVOA! Núcleo Artístico e criadora-intérprete. Investiga a improvisação em dança em contextos urbanos, com base em abordagens somáticas do movimento. Atuou como coreógrafa e preparadora corporal convidada em núcleos de teatro e dança na cidade de São Paulo. Foi contemplada pelo Programa de Fomento à Dança para realização de projetos de pesquisa e criação na capital paulistana e  ganhou o Prêmio Denilto Gomes, com a performance Solo de Rua (2013). Em 2023, desenvolve o projeto DESÁGUA, contemplado pelo PROAC Nº3, de 2022, voltado à elaboração de uma dança solo a partir do encontro com três rios e comunidades do seu entorno imediato: rio Embu-Mirim, rio PIrajuçara e rio Turvo, por meio de inventários participativos, cartografias e performances insitu. É graduanda em Artes Visuais pela UNINTER.

Robson Lourenço, Universidade Anhembi Morumbi

Robson Lourenço é graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1997), com  Mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e Doutorado em Artes da Cena pela mesma instituição (2017). Entre 2020 e 2022 desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo, dentro do PPGAC-ECA/USP. Integrou o elenco do Balé da Cidade de São Paulo de 1993 a 2008, quando colaborou como intérprete e intérprete-criador nas principais produções do período. Atuou como professor-pesquisador na Universidade Anhembi Morumbi de 2009 a 2019 dentro dos Curso de Dança, Teatro e Naturologia e dentro da Pós-Graduação de Comunicação e Semiótica. Em 2021 retorna á sua posição na Universidade Anhembi Morumbi. Também atua como professor-colaborador na graduação e na pós-graduação no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP.

Valéria Cano Bravi, Universidade Anhembi Morumbi

Mestra em Artes Cênicas - ECA/USP. Bacharel em Ciências Sociais com pós-graduação em Antropologia pela FFLCH/USP. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura Brasileira, Antropologia Cultural, e História do Corpo. Desde de 1996 pesquisa questões da dramaturgia na dança atuando na redação de projetos de pesquisa e criação cênica. Orienta pesquisa dramatúrgica do movimento dançado e a reflexão sobre a dinâmica estética-cultural contemporânea. Realiza esse trabalho baseada nas teorias antropológicas principalmente da Antropologia da Performance sob uma perspectiva da problemática da complexidade fenomenológica dos sistemas estéticos culturais envolvidos nas práxis cênicas contemporâneas. Foi docente do curso de Dança da Licenciatura e do Bacharelado da Universidade Anhembi Morumbi desde sua criação em fevereiro 1999 a junho de 2019 e coautora do projeto pedagógico original. Coordenou o mesmo curso no período de outubro de 2009 a junho de 2018. E atuou como apoiadora Acadêmica e Pedagógica entre julho de 2018 a junho de 2019. Foi integrante do Núcleo de Improvisação sob a direção de Zélia Monteiro entre 2004 e 2013 na orientação dramatúrgica e nas redações de projetos. Participou da Cia. Oito Nova Dança dirigida por Lu Favoreto como assistente de direção, na orientação dramatúrgica e na redação de projetos no período de 2000 a 2009. Trabalhou junto a Luciana Bortoletto no Avoa! Núcleo Artístico. Atualmente atua junto ao Núcleo Pé de Zamba sob a direção de Andrea Soares e colaboradora da cia. dos Pés (Maceió/AL) sob a direção de Telma César. Participou do Projeto "Klauss Vianna, um resgate histórico" prêmio pelo Programa Petrobras Cultural - Preservação e Memória das Artes/2006. Participou de Curadorias entre elas, Bienal SESC de Dança 2013, Terças de Dança/Estúdio Nova Dança 2000-2002 e RUMOS ITAU CULTURAL DANÇA 2000-2001. Desde 2019 é uma das poetas conspiradoras do DANÇA À DERIVA - Encontro Latino-americano Dança, Performance e Ativismo. Em 2021 participou da curadoria 1º PANORAMA DANÇA MOGI de Mogi das Cruzes/SP. Foi Membro da Comissão do VIII Prêmio Denilto Gomes de Dança 2020/Cooperativa Paulista de Dança. Concebeu, implantou e coordenou o Projeto "Todos na Dança Expandido" no entorno da Universidade Anhembi Morumbi de 2017-2019. Atualmente coordena Grupo de Pesquisa - Gerência do Peso com o Projeto "História das corporeidades dançantes paulistanas (1980/2010): estudo prático e teórico". E o Grupo de Leitura se textos da antropologia com encontros mensais de discussão.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Bortoletto, L., Lourenço, R., & Cano Bravi, V. (2023). Improvisação em camadas: as abordagens somáticas construindo a preparação corporal voltada para o dançarino-improvisador em contextos urbanos. O Mosaico, 17(2), 37–55. https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8015

Edição

Seção

Dossiê Improvisação e a linha da vida