DANÇA-TEATRO & PERFORMANCE: ENTRELAÇANDO POÉTICAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA ARTE

Autores

  • André Luís Rosa Universidade Estadual de Maringá
  • Gabriel Fajonni Marcelino Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3881

Resumo

O presente trabalho analisa possí­veis caminhos em direção a metodologias de ensino da arte inspiradas nas intersecções entre a performance e a dança-teatro. Quais as contribuições da dança-teatro e da performance para as pedagogias contemporâneas das artes da cena? Dos encontros e confrontos que esta indagação nos levou a trilhar, propõem-se algumas abordagens para a arte e educação no âmbito escolar a partir dos entrelaçamentos de aspectos relevantes para um ensino do teatro entre as fissuras da arte e da vida, acionadas por arquivos e repertórios culturais, numa perspectiva auto-etnográfica. Neste sentido, as inspirações metodológicas, aqui abordadas como desobedientes, procuram legitimar uma construção compartilhada de conhecimentos que redimensionam comportamentos normativos e marcadores sociais impostos aos corpos pelas narrativas hegemônicas no campo da pedagogia da performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luís Rosa, Universidade Estadual de Maringá

Ator/Performer/Dançarino, Professor e Pesquisador em Artes da Cena. Atualmente, professor adjunto da Licenciatura em Teatro, Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorado em Estudos Artí­sticos pela Universidade de Coimbra/Portugal, Mestrado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Licenciatura em Educação Artí­stica - Habilitação em Artes Cênicas (Dança e Teatro) - pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Desenvolve pesquisas (teóricas e práticas) que convocam dissidências epistêmicas, sexuais, linguí­sticas, espirituais e raciais entre a Performance e a Pedagogia (Estudos da Performance, Arte da Performance, Pedagogia Crí­tica, TeoriaQueer, Estudos Feministas e Estudos Anticoloniais). Seu percurso como docente de teatro, dança e performance inclui as seguintes Universidades Federais: UFBA, UFS, UFSM e UFRGS, e a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). Integrou alguns coletivos artí­sticos, dentre os quais se destacam: Núcleo Vendaval, Trupe Trapo, Teatro Gente-de-Fora-Vem, NuMiollo e Famí­lia Varnel. Em 2015, fundou oMovimento Sem Prega(Brasil/Portugal) - aliado aoGrupo de Pesquisa Protocolos de Convivialidade(PPG/UEM) - que abrange um conjunto de pessoas e atividades de diferentes campos de investigação cultural, polí­tica e linguí­stica, funcionando como uma estrutura laboratorial nômade em performance, dança, teatro e pedagogia, atuando na produção de espetáculos, performances, oficinas/workshops, assessoria artí­stica/cultural e orientador de processos curativos e espirituais.

Gabriel Fajonni Marcelino, Universidade Estadual de Maringá

Graduando em Artes Cênicas-Licenciatura em Teatro, bolsista PIBIS do Projeto Extensão Artes do Corpo e do Movimento – UEM. Participou da criação da Escola Municipal de Artes em Rosana – SP, e atua como professor de teatro e diretor-artí­stico da companhia teatral "Estrelas do Amanhã". Pesquisa na área da Expressão Corporal e Pedagogias Contemporâneas das Artes da Cena.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

Rosa, A. L., & Marcelino, G. F. (2021). DANÇA-TEATRO & PERFORMANCE: ENTRELAÇANDO POÉTICAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA ARTE. O Mosaico, 13(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3881