O verbete "Danse" na Encyclopédie de Diderot e D'Alembert

Autores

  • Izis Dellatre Bonfim Tomass Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3676

Resumo

Este artigo apresenta uma tradução para o verbete "Danse" , o qual figura na "Enciclopédia, ou dicionário racional das ciências, artes e profissões" , impressa entre 1751 e 1772, de Diderot e D'Alembert. Ciente de que há uma tradução parcial do verbete, publicada pela editora UNESP (2015), é apresentada aqui uma tradução mais completa do verbete, onde os í­mpetos dos organizadores da Enciclopédia, a saber, os de proporcionar ao leitor uma visão geral e universal de todas os verbetes que a compõem, fica mais evidente. Porém, é sempre seguro ter em mente que tal visão universal ainda parte de uma hierarquia, na qual a sociedade europeia ocidental aqui ainda se encontra no topo central, e todo o resto é escrito a partir de seu ponto de vista. Sendo o século XVIII francês um perí­odo chave para várias transformações no campo da polí­tica e da cultura ocidentais, apresento essa tradução no intuito de compreender um pouco mais de como se configurava a definição de dança neste perí­odo da modernidade ocidental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izis Dellatre Bonfim Tomass, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná, com pesquisa na área de História da Filosofia, ênfase em História da Filosofia do Renascimento, Moderna e Contemporânea, aliada ao estudo dos conceitos civilizatórios e suas presenças na produção estética destes perí­odos. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná, com dissertação acerca da dança como um dos fatores civilizadores chave de encarnação do conceito de virtude nos corpos dos indiví­duos de corte, ao iní­cio do Renascimento italiano. Possui Graduação em Bacharel e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná, com monografia acerca da problemática do conceito de Aufhebung no iní­cio da Ciência da Lógica Hegeliana. É membro do GT História da Filosofia UFPR e do Grupo de Pesquisa "Estudos de Filosofia Moderna e Contemporânea", também vinculado ao Departamento de Filosofia UFPR. Organizadora e Coordenadora do Simpósio de Filosofia do Corpo e Movimento UFPR.

Downloads

Publicado

28-10-2020

Como Citar

Dellatre Bonfim Tomass, I. (2020). O verbete "Danse" na Encyclopédie de Diderot e D’Alembert. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3676