PRELÚDIO, FUGA E RITORNELLO: A EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA EM DISCUSSÃO

Autores

  • Camile Tatiane de Oliveira Pinto UFPR
  • Ana Paula Peters Unespar/Embap

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3668

Resumo

O ensino de música na escola no Brasil é marcado por mudanças e descontinuidades, e alterações legais recentes situam a educação musical escolar em um campo em construção. Neste artigo, busca-se investigar as diferentes concepções e prerrogativas que influenciaram a presença e as práticas em educação musical com ênfase no ensino básico e localizar questões que necessitam ainda de reflexão. Partindo de uma compreensão histórica, relacionamos os principais marcos legais desta trajetória e revisitamos criticamente as diferentes concepções sobre o ensino de música que pontuaram estes momentos. Desta forma, buscamos estabelecer relações com o contexto atual, ressaltando aspectos que ainda permeiam o ensino de música na escola. Por fim, tratamos da Base Nacional Comum Curricular, que é o documento que norteia o ensino de Artes nas escolas do paí­s. Destacamos o que a Base apresenta sobre o ensino de música, destacando aspectos crí­ticos que podem trazem implicações para a educação musical no ensino básico. Espera-se que a revisão histórica e crí­tica do ensino de música na escola contribua para a compreensão do contexto atual, sinalizando aspectos que possam novamente prejudicar a sua presença no ensino básico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camile Tatiane de Oliveira Pinto, UFPR

Mestre em Música - Cognição/Educação Musical pela UFPR e especialista em Educação Musical pela UNESPAR/EMBAP. É membro do grupo de pesquisa PROFCEM - Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical. Desenvolve trabalhos em educação musical no ensino regular, produção de material didático e iniciação instrumental em violino e flauta doce. Seus interesses de pesquisa concentram-se nas áreas de Cognição Musical e Educação Musical.

Ana Paula Peters, Unespar/Embap

Licenciada em História pela Universidade Federal do Paraná (1994), especialista em História da Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1997), mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2005), Licenciada em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2008), doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (2013). Professora Adjunta I da Escola de Música e Belas Artes do Paraná - UNESPAR. Professora do mestrado em Música da UNESPAR, linha de pesquisa Música, Cultura e Sociedade, e do mestrado e doutorado em Música da UFPR, na linha de pesquisa Educação musical e Cognição.

Downloads

Publicado

28-10-2020

Como Citar

de Oliveira Pinto, C. T., & Peters, A. P. (2020). PRELÚDIO, FUGA E RITORNELLO: A EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA EM DISCUSSÃO. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3668

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)