AURITA: UMA PERSONA DESPROVIDA DE OBRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3667

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral performar as dores e os afetos que circundam o feminino, a partir de uma dinâmica diretamente vinculada às narrativas familiares associadas à violência, aos traumas e às resistências. Os objetivos especí­ficos da pesquisa visam à reflexão sobre a persona, construí­da de forma hí­brida e ficcional, por meio do atravessamento que ocorre diante da pessoalidade que se apresenta no encontro com a memória mediante os exercí­cios de ressignificação da materialidade. Estou interessada na questão de como a performance imprime uma transgressão especí­fica diante da realidade, mudando a perspectiva de espaço e tempo, o que permite experiências que enquadram o passado, o presente e até o futuro. A partir disso, compreendo a pesquisa como uma criação diária, como um processo repetitivo que tende a aumentar potencialidades por meio de interações com o espaço e os elementos da cena. Deste modo, faz-se necessária a utilização de metodologias abertas, que evidenciam a discussão sobre dinâmica epistemológica, pois levam em consideração as demandas especí­ficas que envolvem o lidar com um objeto de estudo vivo, 'não passivo'. O processo artí­stico é uma espécie de "instauração" , isto é, um estado criativo que permanece em contí­nuo desmantelamento e que expressa metamorfoses da "persona" , que se mantém fluida, em processo e desprovida da obra de arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pamela Dutra Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Artista, performer e educadora. Graduada no curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestranda no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvendo o projeto teórico-prático na linha de pesquisa Interfaces da cena: polí­ticas, performances e espaços, tendo como investigação o feminino, sobretudo relacionado a produção de materialidades e imagens.

Naira Ciotti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Naira Ciotti é professor-performer, formada em História, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade de São Paulo (1983). Mestrado concluí­do em 1999 com o tí­tulo O hí­brido professor-performer: uma prática, sob a orientação da Prof. Dra. Ana Cristina Pereira de Almeida. Desenvolveu pesquisa de doutorado sob a supervisão dos professores Renato Cohen e Christine Greiner sobre questões de performance, arte contemporânea, memória, arquivo e museus de arte, denominado: O museu como mí­dia: performance e espaço colaborativo; defendida em setembro de 2005, no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC/ SP. Apresenta-se, desde 1994 como performer no cenário artí­stico, dentre suas obras, a mais conhecida foi a performance Imanência, com curadoria de Renato Cohen, uma estada de oito dias, realizada por oito intérpretes, na Casa das Rosas, São Paulo, 1997. Ela fez um estágio de pós-doutorado em 2014 na ECA USP e, no mesmo ano, foi lançado seu primeiro livro: "O professor-performer". Atualmente, a pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas do PPGArC, coordena o LABPerformance da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o atua como editor chefe da Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas.

Downloads

Publicado

28-10-2020

Como Citar

Dantas, P. D., & Ciotti, N. (2020). AURITA: UMA PERSONA DESPROVIDA DE OBRA. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3667