"Obstáculos Filosóficos" na Ética do Ensino das Ciências e dos Estudos do Imaginário em Bachelard

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.1.4416

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da atualidade do pensamento bachelardiano no Brasil no processo de ensino e aprendizagem por meio do estudo na í­ntegra de sua obra na lí­ngua francesa e do resgate de textos ainda não traduzidos. Relatamos assim a experiência de um grupo de estudos sobre essa filosofia, que surgiu a partir da ideia de aprender francês por meio da filosofia, e desse desdobramento, começar a traduzir pequenos textos de modo a trazer para o público acadêmico novas referências crí­ticas para estudos aprofundados sobre Gaston Bachelard após 60 anos de sua morte. Assim, é possí­vel enfatizar o caráter aberto da filosofia da imaginação bachelardiana por meio da linguagem do filósofo na transcrição de palestras radiofônicas chamadas de Causeries, tanto as publicadas como outras que ainda estavam em formato de áudio. Indo além desse objeto, podemos caracterizar na própria filosofia bachelardiana os problemas dos obstáculos epistemológicos, filosóficos e pedagógicos que perpassaram nossa própria experiência conceitual e de como tal processo gerou uma superação transformada em publicações de artigos que dialogam num pluralismo coerente acerca da filosofia bachelardiana na transição da graduação para a pós-graduação.

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Biografia do Autor

Gabriel Kafure da Rocha, IFSertãoPE

Doutorado em Filosofia pela UFRN, Docente Permanente do PPG PROF-EPT IF Sertão PE, Professor Permanente do Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia (CMAF-UECE)

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Publicado

2022-04-20