Contribuições expressas por meio de Estratégias de Ensino Metacognitivas sobre o conceito de calor através de Invariantes operatórios mobilizados por alunos do Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7129

Resumen

Este trabalho tem por objetivo apresentar por meio de alguns invariantes operatórios mobilizados pelos alunos da segunda série do Ensino Médio as contribuições originadas pela aplicação de Estratégias de Ensino Metacognitivas. Estes resultados fazem parte de uma pesquisa maior de doutorado a qual buscou identificar quais contribuições que estratégias de ensino metacognitivas têm para trabalhar com os invariantes operatórios sobre o conceito de calor de alunos da segunda série do Ensino Médio. A aplicação deste estudo ocorreu em uma escola pública da cidade de Jardim-Mato Grosso do Sul, no ano de 2021, período de volta ao presencial em meio a pandemia da COVID-19. Participaram desta pesquisa trinta e oito alunos, dos quais foram analisadas apenas as respostas de vinte e um alunos que participaram de todas as aulas desenvolvidas. Em termos metodológicos, a pesquisa se desenvolveu por meio de uma observação participante, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado em três momentos distintos guiados pelas estratégias de ensino metacognitivas. Para este artigo, selecionamos apenas uma das questões presente no questionário em que o fenômeno térmico se faz
presente cuja pretensão era a compreensão e aplicação da concepção do calor como o nome convencional de um processo. A análise dos dados se perpetua pelos pressupostos da Teoria dos Campos Conceituais, na qual buscou-se evidenciar os invariantes operatórios (conceitos-em-ação e teoremas-em-ação) manifestados pelos alunos ao responderem as diferentes situações presentes no questionário. Os resultados identificados permitem inferir que as estratégias de ensino metacognitivas utilizadas potencializaram a construção de novos invariantes operatórios necessários para a compreensão dos processos microscópicos envolvidos nos fenômenos físicos associados com o calor. Além disso, mostram-se pertinentes para o processo de tomada de consciência de seus conhecimentos, de seus colegas e da ciência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-08-20