Proposição de atividades diferenciadas para o ensino de Geografia a partir do olhar de Pibidiano

Autores

  • Denielle Fernandes da SIlva Fernandes Silva UNEMAT-COLIDER-MT
  • Judite de Azevedo do Carmo UNEMAT- COLIDER-MT
  • Maria Rosa de Souza Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros.
  • Rosângela Aparecida da Silva UNEMAT-COLIDER-MT

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.610

Palavras-chave:

atividades, teoria, prática, geografia.

Resumo

Este artigo é resultado das experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e tem como objetivo apresentar algumas atividades diferenciadas realizadas em sala como uma alternativa pedagógica. A elaboração das atividades e o planejamento das aulas permitiram relacionar a teoria com a prática, uma vez que se basearam em observação da sala de aula do Ensino Médio e nas teorias discutidas no curso de licenciatura em Geografia. Entende-se que as experiências apresentadas podem incentivar a aproximação entre professor e aluno, bem como o envolvimento deste com os conteúdos trabalhados por meio do retorno ao lúdico, mas sem esquecer-se de apresentar desafios aos mesmos, com vistas a prepará-los para o enfrentamento de situações novas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denielle Fernandes da SIlva Fernandes Silva, UNEMAT-COLIDER-MT

Acadêmica do curso de licenciatura em Geografia, UNEMAT, Campus de Colider. Bolsista PIBID.

Judite de Azevedo do Carmo, UNEMAT- COLIDER-MT

Graduação, mestrado e doutorado em Geografia pela Unesp, Campus de Rio Claro-SP, atualmente é professora Adjunto do Curso de Licenciatura em Geografia da Unemat, campus Colider-MT

Maria Rosa de Souza, Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros.

Graduação em Geografia pela Unemat-Cáceres e Especialista em Gestão Pública pela Universidade Aberta-Colider-MT, atualmente é professora na Escola EstadualDesembargador Armando Pompeu de Barros.

Rosângela Aparecida da Silva, UNEMAT-COLIDER-MT

Acadêmica do curso de licenciatura em Geografia, UNEMAT, Campus de Colider. Bolsista PIBID.

Referências

CAMARGO, F. P. A importância da poesia na formação de profissionais do ensino de literatura e sujeitos-leitores. Revista Poiésis. v 2, n.2, 2004, p.92-103. Disponí­vel em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/viewFile/10524/6994>. Acesso em: 16.jul.2015.

CAVALCANTI, L. S. Ensinar Geografia para a autonomia do pensamento: o desafio de superar dualismos pelo pensamento teórico crí­tico. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 1, 2011, p. 193-203. Disponí­vel em: <http://anpege.org.br/revista/ojs-2.2.2/index.php/anpege08/article/viewFile/157/RAE16>. Acesso em: 15.jun.2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KIMURA, S. Geografia no Ensino Básico: questões e respostas. São Paulo: Contexto, 2010.

LIMA. M. B; FONSECA, S. S. N; SANTOS, E. A.; SOUZA, D. N.O Teatro Cientí­fico no ensino de Fí­sica. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL. Educação e Contemporaneidade. Sergipe, 2012. Disponí­vel em:<http://educonse.com.br/2012/eixo_06/PDF/104.pdf>.Acesso em: 18.jul.2015.

LIMA, S. M. Aprender para ensinar, ensinar para aprender: aprender-se a ensinar no curso de pedagogia?.Cuiabá: EdUFMT, 2007.

LONGO, H. I. A importância da fala dos alunos em sala de aula. XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia COBENGE. Rio de Janeiro, 2007. Disponí­vel em:<http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2007/artigos/468-Henrique%20Longo.pdf>. Acesso em 20.jun.2015.

MARTINI, C. M.; FARIAS, K. Subjetividade: o limite na aprendizagem. RAMOS, M. B. J.; FARIA, E. T. Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas. Porto Alegre: PUCRS, 2011. Disponí­vel em:< http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0076-9.pdf>. Acesso em: 15.jun.2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO – MEC. Saberes e Práticas de Inclusão: a bidirecionalidade do processo de ensino e aprendizagem. Brasí­lia, 2003. Disponí­vel em: <http://www.dicionariolibras.com.br/upload/arquivo_download/124/S%C3%89RIE%201%20-%20Saberes%20e%20Pr%C3%A1ticas%20da%20Inclus%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 10.jul.2010.

MORAM, J. Mudar a forma de ensinar e de aprender: transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual. Revista Interações, vol. V, p.57-72. São Paulo, 2000. Disponí­vel em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/uber.pdf>. Acesso em: 10.jun.2015.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. L.;CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SILVA, R. O.; CAPISTRANO R. P.; GONÇALVES, F. E. Dinamização da prática pedagógica no ensino de geografia. Holos, vol 5, p.175-182. 2010. Disponí­vel em: <http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0CC8QFjACahUKEwi_77qI6uLGAhVBjJAKHXirBU8&url=http%3A%2F%2Fwww2.ifrn.edu.br%2Fojs%2Findex.php%2FHOLOS%2Farticle%2Fdownload%2F569%2F398&ei=6E2pVb_bNcGYwgT41pb4BA&usg=AFQjCNGFrjOSFg8OBJVKq2E5ESGTL7Qd3g&bvm=bv.98197061,d.Y2I>. Acesso em: 15.jul.2015.

VALERIEN, J. Gestão da escola fundamental. São Paulo: Cortez, 1993.

ZIMMERMANN, L. A importância dos laboratórios de Ciências para alunos da terceira série do Ensino Fundamental. 2005. 301.f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2005. Disponí­vel em<http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1136>. Acesso em: 20.jun.2015.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Documentos