Elementos constitutivos da formação do professor da Educação Básica a partir da polinização psicopedagógica

Autores

  • Celine Alves Machado
  • Evandro dos Santos Taborda
  • Verediane Müller Wolf
  • Vera Lúcia Simão

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.3.7196

Resumo

A Educação Básica é composta por diferentes níveis, sendo a Educação Infantil, o Ensino
Fundamental e o Ensino Médio. A permanência dos estudantes nas instituições de ensino ao longo da
Educação Básica é sublinhada, por vezes, por diferentes acontecimentos, aprendizados e emoções. Ao
considerar o estudante como um ser singular, multicultural, com diferentes histórias, condição social,
física, afetiva, o olhar para com este estudante se transforma, o reconhecemos como uma pessoa imbuída
de sentimentos que sonha, que busca por uma mudança a partir da realidade da qual é parte. Para tanto,
o objetivo deste estudo é identificar elementos constitutivos da formação do professor da Educação
Básica a partir da polinização psicopedagógica. Metodologicamente, decidiu-se pelo uso da pesquisa
documental e bibliográfica, amparadas na abordagem qualitativa, dando ênfase a Linha de Pesquisa -
Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente, pertencente ao Programa de Pós-graduação Mestrado
Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Os
resultados assinalam elementos constitutivos da formação do professor da Educação Básica a partir da
polinização psicopedagógica em que considera o estudante como protagonista de uma educação
humanizada e integral.

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Publicado

2022-11-23