Vida e a Origem da vida: o que pensam os docentes do ensino fundamental – anos iniciais de um município paranaense

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7172

Abstract

Reflections on the concept of "Life and the Origin of Life" have, over the years, aroused the concern of researchers, who corroborate the deepening of understanding about the theme. As a way to broaden the discussions on the subject, we developed this research, with the objective of understanding what the teachers who teach the curricular component of Sciences in the early years of Elementary School on the concepts of "Life and the Origin of Life" think. ". The data of this investigation emerged from the doctoral and master's research in progress of two of the authors of this article. A study was carried out from the workshop Conception of Life and the Origin of Life, carried out with teachers working in elementary school early years in a municipality in the state of Paraná. The officer was part of the Collaborative Group of Didactic-Scientific Literacy (GC-ADC), locus of the research. The qualitative research was constituted through data collection with a questionnaire containing open and objective questions about the themes. The data were analyzed using content analysis as reference. At the end of the investigation it was noticed that many educators present perceptions about the concept of "life" related to the scientific/biological perspective, on the other hand, when questioned about "the origin of life", many related the concepts to creationism. The justifications presented in general are simplistic and require greater theoretical and scientific support, so we suggest the need to provide teachers with a Continuing Education that addresses the theme in question as one of the spoils for the improvement of teaching

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Author Biographies

Glessyan de Quadros Marques

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná PPGECEM/UNIOESTE/Cascavel (2018-2022) com tese aprovada em março de 2022. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PPGE/Unioeste/Cascavel (2017) na linha de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática. Especialista em Ensino de Ciências e Matemática Unioeste/Cascavel. Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE/Toledo. Atuou como Professora Substituta na Universidade Federal Fronteira Sul/UFFS/Realeza por 1 ano e 8 meses e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste/Toledo por um período de 2 anos. No momento atua na equipe técnica de edição e fluxo da Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática ReBECEM/Unioeste e como pesquisadora no Grupo de de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências GEPIEC/Unioeste/Toledo. Atua nos seguintes temas de pesquisa: Metodologias de Ensino Ativas (Aprendizagem Baseada em Problemas e Resolução de Problemas), Formação inicial de professores e Teoria Fundamentada em Dados.

Mikael Otto

Biológo com habilitação em licenciatura formado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE campus Cascavel - PR. Aluno bolsista nos anos de 2017 e 2018 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência -PIBID pela Capes. Integrou em 2018 o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia - GECIBIO/Núcleo de Pesquisas e Ensino em Ciências e Matemática - NUPECIM na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE campus Cascavel - PR. No momento, cursa Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE campus Cascavel - PR. Nesse panorama, também atua pesquisando na área do Ensino de Ciências com as temáticas : Ensino de Ciências e Biologia por investigação. Atua também, como professor de Ciências e Biologia em Educação de Jovens e Adultos (EJA) pelo Centro de Educação Profissional (CENAP) campus Cascavel - PR. Professor dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Enfermagem e Radiologia pela mesma instituição. Por fim, flebotomista pelo laboratório de análises e pesquisas clínicas Unilabor.

Luiz Carlos Marinho de Araújo

Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Educacionais. Professora da Educação Básica.

Luciana Roberta Felicetti Rech

Secretaria de Estado de Educação do Paraná: TOLEDO, Paraná, BR

Marco Antonio Batista Carvalho

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (1996). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2001). Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2013). É professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, Campus de Cascavel, atuando nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil - GT Região Oeste do Paraná HISTEDOPR - Unioeste/Unicamp. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática FOPECIM. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, prática pedagógica, ensino de ciências, ensino de matemática, formação de professores, formação de professores de ciências e matemática, análise crítica do discurso.

Published

2023-08-20