Representações do pedagogo no espaço não escolar: relatos de uma experiência na Vara da Infância e Juventude da Comarca de União da Vitória-PR

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7996

Resumo

O presente artigo focaliza o trabalho pedagógico em ambientes não escolares, destacando a amplitude do campo de atuação do pedagogo no espaço jurídico. Deste modo, objetiva-se analisar a atuação do pedagogo da Vara da Infância da Juventude da Comarca de União da Vitória-PR. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, a partir de um estudo exploratório e descritivo, assim como a realização de uma entrevista semiestruturada com duas pedagogas. Os resultados obtidos revelam a importância que o pedagogo assume diante do trabalho no espaço não escolar, em especial na vara da infância e da juventude, em que são tratados assuntos da seara familiar e escolar. Conclui-se que o espaço jurídico oportuniza ao pedagogo o contato com diversos casos e demandas que tratam da vida das crianças e jovens, bem como interferir diretamente no desempenho escolar.

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Biografia do Autor

Elizete Jankoski Nogatz, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul – (UFFS), Campus Chapecó-SC. Bolsista CAPES

Valeria Aparecida Schena, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora do Colegiado de
Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná-(UNESPAR), Campus União da Vitória-PR

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Publicado

2023-08-20