Um estudo sobre práticas pedagógicas de professores(as) de pré-escola, no contexto de distanciamento social

Autores

  • Sandra Regina Gradacho Pietrobon UNICENTRO
  • Nájela Tavares Ujiie UNESPAR
  • Miriam Adalgisa Bedim Godoy UNICENTRO

Resumo

Este estudo teve como objetivo central discutir acerca dos recursos didáticos e tecnológicos
utilizados pelas instituições de educação infantil, em especial com turmas de pré-escola. A
discussão teórica buscou compreender a relevância e os limites do uso da tecnologia, suas
características (FANTIN; RIVOLTELLA, 2010), atribuindo um olhar especial para o
protagonismo da infância e a educação na era digital, considerando o já vivenciado por
professores em relação às suas práticas pedagógicas no ano de 2020 e as projeções em 2022, tendo
em conta o distanciamento social ocasionado pela pandemia de COVID19 (OMS), bem como o
Decreto Estadual nº 4.230 de 16 de março/2020, que suspendeu as aulas presenciais a partir do
mês de março daquele ano, em instituições públicas e privadas. Desde então, os sistemas de ensino
buscaram realizar diferentes práticas para a relação instituições-famílias-crianças, sobre as quais
realizou-se o levantamento, em alguns municípios do Estado do Paraná, para conhecer mais a
fundo essa realidade, por meio do olhar dos professores que atuam com turmas de pré-escola. Os
dados revelaram que, houve dificuldades pelos participantes quanto ao uso de recursos
tecnológicos e a falta de suporte das famílias, em muitos momentos, quando do envio de
atividades, mas também, a pesquisa identificou que, muitas famílias tiveram dificuldades
socioeconômicas e não tinham como interagir via plataformas digitais ou grupos de mensagem, e
que a estas foi possibilitado o envio de atividades impressas às crianças, e o uso de apostilas, para
que as mesmas mantivessem o vínculo com as instituições.

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Biografia do Autor

Sandra Regina Gradacho Pietrobon, UNICENTRO

Pedagoga e licenciada em Letras (UNICENTRO). Mestre em Educação (PUCPR). Doutora em Ensino de
Ciência e Tecnologia (UTFPR). Docente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste
(UNICENTRO), Campus Irati-PR. Líder do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa: estudos sobre a infância
e práticas pedagógicas (GEPPEI/UNICENTRO) e Coordenadora do Laboratório de Ensino-Aprendizagem
do curso de Pedagogia (UNICENTRO)

Nájela Tavares Ujiie, UNESPAR

Pedagoga. Psicopedagoga. Mestre em Educação (UEPG). Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia
(UTFPR). Docente do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação
Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de
Paranavaí-PR. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR) e
do Grupo de pesquisa Práxis educativa: estudos sobre a infância e práticas pedagógicas
(GEPPEI/UNICENTRO)

Miriam Adalgisa Bedim Godoy, UNICENTRO

Pedagoga e Mestre em Educação (UEM/PR). Doutora em Educação Especial (UFSCar/SP). Docente do
curso de Pedagogia presencial e a distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO),
Campus Irati. Vice Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisa “InterÁreas da Educação Especial e
Inclusiva” (LEPIEEI/UNICENTRO). Membro do Grupo de pesquisa Práxis educativa: estudos sobre a
infância e práticas pedagógicas (GEPPEI/UNICENTRO).

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Publicado

2023-04-03