Sobre escutar as crianças na Educação Física cultural com as infâncias e a Educação Infantil

Authors

  • Michele Universidade Estadual de Feira de Santana

Abstract

Escutar as crianças tem sido uma das principais defesas dos Estudos Sociais da Infância. A mudança paradigmática que afirma a infância como construção cultural, social e histórica e as crianças como atores sociais, sujeitos de direitos e produtoras de cultura impõe desafios para a escola e as práticas pedagógicas contemporâneas. Na Educação Física a perspectiva cultural é defendida como alternativa curricular a favor das diferenças. A partir de um recorte de uma pesquisa nos/dos/com os cotidianos, realizada em uma escola municipal de Educação Infantil na cidade de São Paulo, evidenciamos estratégias e situações didáticas em quatro tematizações de
práticas corporais onde a escuta das crianças está presente em vários momentos, os saberes infantis são enunciados e valorizados e os discursos problematizados, sempre na perspectiva da desconstrução, negociação, diálogo e constituição de redes de saberesfazeres vividas nos cotidianos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Michele, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação. Professor Adjunto, Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de
Santana.

Published

2023-04-03